PUBLICIDADE

Imprensa mundial comenta "inacreditável" entrevista de Trump

17 fev 2017 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente criticou grandes veículos de comunicação americanos e reclamou do "tom de ódio" contra ele. "The Guardian" afirma que seria engraçado se não fosse assustador, e Spiegel Online duvida da saúde mental de Trump.A polêmica e surpreendente entrevista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (16/02), na qual ele reclamou do "tom de ódio" de alguns veículos da imprensa americana, em especial da emissora de televisão CNN, repercutiu em todo o mundo.

Na entrevista, que originalmente seria dedicada à nomeação do novo secretário do Trabalho, Trump criticou quase todos os maiores veículos de comunicação do país. Ele chamou o New York Times de debilitado, acusou a CNN de difundir notícias falsas e afirmou que o Wall Street Journal é mal agradecido.

A CNN chamou a entrevista de "um momento inacreditável na história", e o jornal alemão Die Welt comentou que as revelações feitas por Trump sobre si mesmo seriam chocantes. O periódico italiano La Repubblica escreveu que nenhum presidente havia declarado a mídia sua inimiga número um. Já o jornal britânico The Guardian afirmou que a apresentação de Trump seria engraçada se não fosse tão assustadora. O site alemão Spiegel Online duvidou até mesmo da saúde mental do presidente.

O apresentador Shepard Smith, da emissora conservadora Fox News, considerada pró-Trump, não se conteve e usou palavras claras para definir o que viu. "É impressionante o que nós vemos todos os dias. É completamente maluco", afirmou, acrescentando que Trump repete "alegações tolas que simplesmente não são verdadeiras, e desvia das perguntas sobre a Rússia. Como se fôssemos idiotas ao fazer essas perguntas".

Os jornalistas questionaram as conexões do ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn com a Rússia. O general reformado renunciou ao cargo nesta segunda-feira, depois de o Washington Post ter revelado que ele teria conversado sobre as sanções aplicadas pelo governo do presidente Barack Obama à Rússia com o embaixador do país em Washington.

No vídeo da transmissão ao vivo da entrevista pela Fox News, que já foi compartilhado milhares de vezes, Smith fala diretamente para a câmera: "Não, senhor, nós não somos idiotas quando fazemos essas perguntas. Nós queremos que o senhor as responda. O senhor deve isso ao povo americano".

Após a entrevista, o apresentador da CNN Jake Tapper afirmou que Trump estava desequilibrado. Tapper disse que a performance do presidente pode ter agradado às pessoas que votaram nele, mas "muitas pessoas vão dizer 'aquele cara não está focando em mim, eu não sei no que ele está focado'".

FC/efe/dpa/afp/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade