PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

EUA divulgam imagem microscópica do vírus da gripe suína

28 abr 2009 - 21h17
(atualizado em 16/6/2018 às 14h27)
Compartilhar

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, sediado em Atlanta, divulgou nesta terça-feira uma imagem microscópica do H1N1, conhecido como vírus da gripe suína. De acordo com o centro, a amostra que possibilitou identificar a morfologia estrutural do vírus foi retirada de um paciente atingido pela doença na Califórnia.

Imagem microscópica do vírus H1N1, responsável pela gripe suína
Imagem microscópica do vírus H1N1, responsável pela gripe suína
Foto: Reuters

A foto foi divulgada em um momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou de três para quatro a fase de alerta pandêmico por gripe suína, o que significa que o vírus H1N1 pode ser facilmente transmitido de pessoa a pessoa.

Segundo cientistas da Universidade de Leicester e de hospitais universitários do Reino Unido, a criação de uma vacina contra qualquer pandemia de gripe, incluindo a suína, demoraria seis meses para demonstrar efetividade, conforme estudo divulgado esta segunda-feira pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences. No entato, ao longo deste período é provável que a primeira onda da pandemia tenha passado, acrescentaram os pesquisadores.

Gripe Suína

A gripe suína já teria matado 152 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estão infectadas. Nos EUA, até o momento foram confirmados 64 casos de pessoas com gripe suína - não há registro de mortes.

No Brasil, 11 pessoas com sintomas da doença estão sendo monitoradas pelo Ministério da Saúde.

Com informações das agências AP e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade