PUBLICIDADE

FAB envia aviões para combater incêndios no Chile

As aeronaves partiram da Base Aérea do Galeão (RJ) rumo a Concepción no Chile, onde ao menos 11 pessoas morreram e milhares foram afetadas

29 jan 2017 - 15h07
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois aviões C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram da Base Aérea do Galeão, neste domingo (29/01) no Rio de Janeiro, rumo a Concepción no Chile para ajudar a combater os incêndios florestais que há duas semanas se estendem pelo centro e o sul do país andino, informou o Ministério da Defesa.

Incêndio florestal já dura duas semanas e devastou uma enorme área verde do país
Incêndio florestal já dura duas semanas e devastou uma enorme área verde do país
Foto: Reuters

Segundo o governo, um dos C-130 viajou equipado com o sistema de combate a incêndio conhecido como Maffs (siga em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System). A outra aeronave transportou equipamentos e militares que irão realizar o reabastecimento do sistema, e retornará ao Brasil na sequência, escreveu o Portal Brasil.

Segundo o portal, 30 militares estão envolvidos nesta missão, entre aeronavegantes, equipe de operação do sistema Maffs e de manutenção. Após esvaziar seus cinco reservatórios em voo, o C-130 retornará à base em Concepción e, em cerca de 15 minutos, estará abastecido de água e pressão para fazer um novo lançamento, informou o site do governo.

Qual a Causa dos Incêndios do Chile?:

No início do mês, a FAB já havia enviado ao Chile outro avião C-130 Hércules com 50 brigadistas do Ibama para atuar no combate aos focos de incêndio no país.

Até agora, ao menos 11 pessoas morreram e milhares foram afetadas naquela que já é considerada a pior onda de incêndios florestais da história do Chile, que calcinou dezenas de milhares de hectares entre as regiões de Coquimbo e a Araucanía.

Segundo o último balanço das autoridades chilenas, há 110 incêndios ativos, dos quais 60 estão em fase de combate, 49 foram controlados e um pode ser considerado extinto, com uma superfície afetada de cerca de 375 mil hectares.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade