PUBLICIDADE

Elon Musk quer conectar cérebros humanos a computadores

28 mar 2017 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários

Fundador da Tesla, da SpeceX e da Paypal indica estar trabalhando agora na startup Neuralink, focada em vincular tecido nervoso a computadores. Tecnologia permitiria fazer upload e download de pensamentos.O empreendedor e guru tecnológico Elon Musk indicou nesta terça-feira (28/03) estar trabalhando numa nova startup focada em criar uma interface que conecte cérebros computadores - como parte de sua estratégia para ajudar os seres humanos a lidar com a inteligência artificial.

Musk, fundador da montadora de carros elétricos Tesla e da empresa de transporte espacial SpaceX, se referiu à nova empresa, chamada Neuralink, numa mensagem em sua conta no Twitter, um dia depois de uma reportagem do diário americano Wall Street Journal ter noticiado a criação da startup. Na mensagem, Musk afirmou ainda que irá elaborar melhor seus planos numa postagem num blogue em breve.

O Wall Street Journal havia informado na segunda-feira que a nova startup vai se concentrar em "laços neurais", tecnologia que envolve implantar minúsculos eletrodos cerebrais capazes de carregar (fazer upload) e baixar (download) pensamentos.

Musk já havia falado sobre a ideia de laços neurais anteriormente, alegando que estes podem ampliar o poder dos cérebros das pessoas ao conectá-los diretamente a computadores.

A reportagem afirmou que Musk assumiu um papel ativo na criação da empresa e pode desempenhar um "papel de liderança significativo", apesar de o empreendedor dirigir outras duas grandes companhias.

A Neuralink foi registrada em julho do ano passado na Califórnia como uma empresa dedica à pesquisa médica. Segundo o Wall Street Journal, a companhia ainda está na "fase embrionária".

O jornal também mencionou que o bilionário Peter Thiel também poderá se juntar ao projeto como investidor. Thiel, que Musk conhece desde o tempo em que ambos fundaram o PayPal, é um dos poucos no Vale do Silício que apoiam o presidente dos EUA, Donald Trump.

Considerado um dos visionários mais notáveis do Vale do Silício, Musk é a força por trás da Tesla, parte de um esforço para mover a indústria automotiva do combustível fóssil à propulsão elétrica. Ele também está envolvido nos planos da SpaceX de transportar pessoas ao espaço.

PV/dpa/afp/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade