PUBLICIDADE

Renovação na Câmara de Curitiba é de 39%; PT perde espaço

3 out 2016 - 07h42
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) renovou em 39% seus nomes para a próxima legislatura. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, serão 15 os rostos “novos” a partir de 2017 na Casa. Dos 38 parlamentares atuais, 23 se reelegeram. Outros 14 cumprirão seu primeiro mandato, enquanto Zezinho do Sabará (PDT) retorna à instituição. A renovação é menor do que a registrada em 2012, que foi de 47%.

Dos 38 parlamentares atuais, 23 se reelegeram
Dos 38 parlamentares atuais, 23 se reelegeram
Foto: Andressa Katriny/CMC

Na nova correlação de forças partidárias, o PDT, do atual prefeito, Gustavo Fruet, foi o que mais ganhou espaço. Mesmo com a derrota do candidato à reeleição, angariou cinco parlamentares - tem hoje somente dois. Em segundo lugar, com quatro filiados, ficou o PSD, de Ney Leprevost, que disputará o segundo turno com Rafael Greca (PMN). De uma cadeira, a sigla passou a quatro.

A legenda de Greca, curiosamente, não elegeu vereadores. Mas os maiores derrotados na CMC foram mesmo o PT e o PSC. O Partido dos Trabalhadores elegeu apenas Professora Josete, que já tinha mandato, e seguiu com a menor bancada desde a redemocratização do País. Em 2012, o PT também elegeu Jonny Stica e Pedro Paulo. Entretanto, os dois migraram para o PDT quando o partido decidiu lançar candidato próprio e romper com Fruet.

O PSC, por sua vez, que em 2012 tinha Ratinho Jr. na disputa pela prefeitura, viu sua bancada diminuir de seis para três vereadores. Na sequência vem o PPS, que tinha três e agora terá somente um representante. Há quatro anos, eram 16 as legendas na CMC, sendo que a partir de 2017 serão 19. Saíram PMN e PSL, enquanto entraram PTN (2), Pros (1), SD (1), PRP (1) e PR (1). Seguem representados na Câmara: DEM, PDT, PMDB, PP, PPS, PRB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSDC, PT, PTB, PV.

"Calouros"

Entre os “calouros”, Zezinho do Sabará foi o mais votado (8.473), seguido por Osias Moraes (8.239), do PRB. Fecham a lista Fabiane Rosa (PSDC), Goura (PDT), Professor Euler (PSD), Thiago Ferro (PSDB), Marcos Vieira (PDT), Doutor Wolmir (PSC), Maria Manfron (PP), Katia dos Animais de Rua (SD), Mauro Bobato (PTN), Professor Silberto (PMDB), Oscalino do Povo (PTN), Doutora Maria Leticia Fagundes (PV) e Ezequias Barros (PRP). Ao todo, a bancada feminina terá oito integrantes, o que representa 21% do parlamento.

Foram reeleitos: Serginho do Posto (PSDB), o mais votado (11.272), seguido de Beto Moraes (PSDB) e Jairo Marcelino (PSD). Completam o quadro: Pier Petruzziello (PTB), Mauro Ignácio (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Helio Wirbiski (PPS), Tito Zeglin (PDT), Dona Lourdes (PSB), Mestre Pop (PSC), Julieta Reis (DEM), Toninho da Farmácia (PDT), Colpani (PSB), Sabino Picolo (DEM), Cristiano Santos (PV), Tico Kuzma (Pros), Paulo Rink (PR), Geovane Fernandes (PTB), Professora Josete (PT), Cacá Pereira (PSDC), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD) e Rogerio Campos (PSC).

Por outro lado, nove vereadores atuais não conseguiram se reeleger: Carla Pimentel (PSC), Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Thiago Gevert (PSC), Dirceu Moreira (PSL), Edson do Parolin (PSDB), Jonny Stica (PDT), Zé Maria (SD) e Pedro Paulo (PDT). 

Outros seis parlamentares atualmente com mandato nem se candidataram.

Quociente

Em Curitiba, estavam aptas a votar 1.289.217 pessoas, 9,91% a mais que no pleito anterior. Para a definição de quais partidos elegeram vereadores, foi considerado o quociente eleitoral de 23.180 votos – 880.869 votos válidos divididos pelas 38 cadeiras no Legislativo.

O Psol bateu na trave e, por muito pouco, não elegeu seu primeiro vereador no Paraná. Conseguiu 21.694 votos. O advogado Renato Freitas, com 3.455, e o sociólogo Bernardo Pilotto, com 2.916, foram os mais bem votados do partido. No total, o Estado tinha 29.109 nomes disputando cadeiras nas Câmaras Municipais, por 33 siglas diferentes.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade