PUBLICIDADE

PR: Gleisi critica situação financeira em 1º ato de campanha

9 ago 2014 - 13h12
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidata do PT caminhou pelas ruas de Curitiba
Candidata do PT caminhou pelas ruas de Curitiba
Foto: Joyce Carvalho / Especial para Terra

Em seu primeiro ato em rua durante a campanha, na manhã deste sábado, a candidata ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann (PT), criticou os gastos e a situação financeira do governo estadual. Nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná emitiu um novo alerta sobre os gastos com folha de pagamento, no período entre janeiro e dezembro de 2013. Este setor atingiu mais de 96% do limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

"É preciso administrar com seriedade e prioridade. O Paraná teve um aumento na arrecadação em 52% nos últimos anos, mas os gastos aumentaram 122%. É necessário ver onde estes recursos foram gastos", afirmou Gleisi. De acordo com ela, não houve um grande investimento no estado para que justificasse esta diferença.

Nesta semana, a candidata entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná pedindo que o candidato a reeleição, Beto Richa (PSDB), apresente corretamente os gastos de campanha. O atual governador protocolou a primeira prestação de contas sem nenhum gasto. "É preciso seguir a lei", declarou.

A senadora e ex-ministra-chefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff disse ainda que o atual momento da economia, com notícias desfavoráveis, vai passar. Nesta semana, o IBGE divulgou que o Paraná teve a segunda maior retração na produção industrial em todo o País, com queda de 7,5% em junho na comparação com maio. De acordo com ela, no Paraná, são divulgados dados que mostram que o estado cresce mais do que o país, mas que um cenário não pode ser descolado do outro.

Gleisi realizou uma caminhada pelo centro de Curitiba, entre a Praça Santos Andrade e a Boca Maldita, ao lado de companheiros de partido e outros candidatos. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, também participou do evento. Gleisi já esteve em outros eventos públicos, mas este foi o primeiro realizado abertamente na rua, em que houve maior contato com os eleitores. "A população está despertando agora para o processo eleitoral. Com a entrada do programa eleitoral no dia 19, esta proximidade deve aumentar ainda mais", comentou.

Gleisi confirmou que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula já gravaram participações para o seu programa eleitoral. Ainda não há uma agenda para a visita de Dilma a Curitiba com o objetivo de fomentar a campanha de Gleisi e da própria presidente. Lula deve vir a Curitiba no fim do mês para um ato com as centrais sindicais.

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade