PUBLICIDADE

Política

PMDB-PR cria brecha para que deputados apoiem concorrente

9 jul 2014 - 23h12
(atualizado em 10/7/2014 às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o argumento de solucionar o impasse do deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior, que estava impedido de fazer campanha ao lado de seu pai, Reinhold Stephanes, candidato a deputado federal pelo PSD, a executiva estadual do PMDB do Paraná aprovou uma resolução interna que permite aos candidatos do partido nas eleições proporcionais fazerem campanha em palanques de partidos que não fazem parte da coligação encabeçada pelo senador Roberto Requião, candidato ao governo com apoio de PV e PPL. Na prática, a resolução permite que os deputados peemedebistas que defendiam a coligação com o governador Beto Richa (PSDB) e foram derrotados na convenção do partido subam no palanque do candidato à reeleição.

“Em havendo coincidência de agendas, aos candidatos a deputado estadual e federal do PMDB que sejam apoiados por lideranças de outros partidos/coligações, diversos do PMDB, ficará assegurada a participação em eventos políticos, comícios, reuniões e afins, promovidos por essas lideranças, ainda que os mesmos contem com a presença de candidatos às eleições majoritárias que não sejam do PMDB, desde que o candidato a deputado estadual ou federal não peça votos para aquele”. O deputado Luiz Claudio Romanelli, candidato à reeleição de deputado estadual, afirmou que a norma não é conflitante com a legislação eleitoral porque veta o pedido de votos para os candidatos majoritários. 

Coordenador da campanha de Requião, o ex-presidente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado Hermas Brandão, disse que cobrará fidelidade dos deputados peemedebistas. “Todos os partidos tem seu estatuto, que são suas regras mais importantes. Todos os candidatos têm de cumprir esse estatuto. E o nosso prevê a fidelidade partidária. Então, não é uma decisão de uma reunião da Executiva que vai mudar isso. O Estatuto é o regimento máximo e tem valor maior que essa resolução”, disse, sem querer antecipar alguma eventual medida que a campanha poderá tomar.

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade