PUBLICIDADE

Dilma e Marina lideram entre os novos seguidores no Twitter

A morte de Campos foi o divisor de águas desta eleição no microblog

3 out 2014 - 11h43
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chama a atenção, o crescimento de novos seguidores 13,6% de Eduardo Campos, o candidato morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto</p>
Chama a atenção, o crescimento de novos seguidores 13,6% de Eduardo Campos, o candidato morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto
Foto: Reprodução

O Twitter disponibilizou um site para mostrar o crescimento dos candidatos nas redes sociais por meio do crescimento de seguidores. As presidenciáveis Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) são aquelas com porcentual maior de novos seguidores, 34,4% e 36,8% respectivamente. Aécio Neves (PSDB) aparece com 15,3%.

Chama a atenção, o crescimento de novos seguidores 13,6% do perfil do ex-governador de Pernambuco e candidato inicial à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no dia 13 de agosto.

A morte de Campos foi o divisor de águas desta eleição no microblog. No dia do acidente, a taxa de crescimento do então candidato teve um pico de crescimento, de acordo com a rede social.

Ferramenta acompanha o crescimento dos candidatos desde o começo da cobertura presidencial
Ferramenta acompanha o crescimento dos candidatos desde o começo da cobertura presidencial
Foto: Twitter / Reprodução

O crescimento de Marina Silva deu-se logo após a morte de Campos, e com isso a candidata conseguiu passar a frente seus competidores no Twitter no fim de agosto.

Dilma Rousseff teve um rápido crescimento no começo de setembro, recuperando o ritmo de novos seguidores.

Aécio por sua vez teve picos de aumento no começo da campanha, em julho, ao criar seu perfil na plataforma e realizar um “engajamento dinâmico” com seus eleitores.

Acompanhando pela ferramenta

O gráfico, criado pelo líder de visualização de dados do Twitter, Nicolas Belmonte, pode ser acompanhado em tempo real em um site dedicada às eleições.

Na plataforma de Belmonte é possível ver o crescimento pelos quatro candidatos (Dilma, Aécio, Campos e Marina), além de visualizar a análise de número de seguidores, média de tuítes, ano e mês que foi criado o perfil e em qual local do Brasil eles são mais fortes.

No cenário nacional, Dilma Rousseff possui mais seguidores no norte, nordeste e centro-oeste. Já Aécio Neves é forte apenas em Minas Gerais, o mesmo caso acontece com Campos que possui uma forte base em Pernambuco. E Marina Silva é seguida em sua maioria por usuários do norte e nordeste.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade