PUBLICIDADE

Luciana Genro se reúne com jornalista do caso Snowden

6 ago 2014 - 18h06
(atualizado às 18h36)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Luciana Genro quer que governo brasileiro se manifeste sobre asilo a Edward Snowden</p>
Luciana Genro quer que governo brasileiro se manifeste sobre asilo a Edward Snowden
Foto: Marcelo Miranda Becker / Terra

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, se encontrará na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald e seu companheiro, o brasileiro David Miranda. Eles conversarão sobre as denúncias de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA e o pedido de asilo feito ao Brasil por Edward Snowden, ex-consultor da NSA que vazou documentos que mostravam que os Estados Unidos espionou diversos países, inclusive o Brasil.

Greenwald lançou recentemente o livro “Sem Lugar Para se Esconder”, no qual relata a divulgação e a repercussão das reportagens assinadas por ele e pela jornalista Laura Poitras, fruto dos documentos revelados a eles por Snowden. Durante debate na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), afirmou que o Brasil tem “obrigação moral” de dar asilo ao ex-funcionário da NSA.

No final do mês passado, Luciana Genro e deputados do PSOL entregaram ao Ministério da Justiça uma carta aberta na qual solicitam posicionamento do governo brasileiro em relação ao pedido de asilo. “É fundamental que o governo considere as potencialidades que podem ser desenvolvidas com a cooperação de Snowden. Tendo em vista sua disposição, já pública, em contribuir com o Estado brasileiro nas investigações sobre a espionagem norte-americana, com consequentes mudanças para o País”, diz um trecho da carta.

O encontro ocorrerá na Confeitaria Colombo, no Forte de Copacabana, a partir das 16h.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade