PUBLICIDADE

Aécio lidera menções no Twitter durante eleição no 1º turno

O maior pico de mensagens na rede social foi às 20h03 do domingo, com a confirmação que Dilma e Aécio estavam confirmados na próxima etapa das eleiçõe

6 out 2014 - 16h05
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O candidato presidencial Aecio Neves (PSDB) teve 638 mil menções no Twitter</p>
O candidato presidencial Aecio Neves (PSDB) teve 638 mil menções no Twitter
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

As eleições do último domingo teve o candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, como o mais citado entre os internautas no Twitter durante o primeiro turno da disputa realizada no último domingo. Ao todo foram 638 mil menções para o tucano, ante 486 mil de Dilma Rousseff (PT) e 150 mil de Marina Silva (PSB), segundo dados do microblog.

Luciana Genro (Psol) com 41 mil tuítes, Eduardo Jorge (PV) com 36 mil, Levy Fidelix (PRTB) 14 mil e Pastor Everaldo (PSC) 6 mil, também foram citados pelos tuiteiros. No total, as eleições geraram 2,6 milhões de mensagens.

A quantidade de tweets 'passou longe' do maior recorde da rede social, a fatídica partida entre Brasil 1 x 7 Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo, que teve 36,5 milhões de menções no microblog.  

Foto: Twitter / Divulgação

Se Marina ficou atrás de Aécio e Dilma nas menções do Twitter - e nas urnas -, em compensação seu post chamando os eleitores para votar foi o mais retuítado entre os usuários da rede social, com 1.485 compartilhadas em comparação a 1.213 de Aécio agradecendo aos eleitores por sua ida ao segundo turno e 612 retweets da mensagem de Dilma sobre “tirar o Brasil do mapa da fome da ONU”.

O maior pico de mensagens na rede social foi às 20h03 do domingo, com a confirmação que Dilma e Aécio estavam confirmados na próxima etapa das eleições.

Governadores e partidos

Na disputa estadual, o candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB) foi o nome mais mencionado no Twitter com 10,6 mil mensagens. Em seguida, aparece Geraldo Alckmin (PSDB), recém-reeleito como mandatário do Estado de São Paulo.

O rival de Pezão na disputa pelo Palácio da Guanabara, Marcelo Crivella (PRB) foi o terceiro mais citado entre os pleiteantes aos governos estaduais.

Entre as legendas, o PT de Dilma Rousseff lidera a quantidade de menções com 113 mil tuítes. Já o PSDB de Aécio Neves aparece em segundo, com 37 mil tuítes e o PMDB do vice-presidente Michel Temer em terceiro com 10 mil. PSB (9,7 mil) de Marina e o PV (4,08 mil) de Eduardo Jorge surgem atrás.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Guia do eleitor Guia do eleitor

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade