PUBLICIDADE

Mudança chegará ao Brasil independente de quem vença, diz FT

O texto ainda avalia que a economia brasileira enfrentará um ano "duro" em 2015

7 out 2014 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários

Quem quer que vença as eleições brasileiras no próximo dia 26 terá de lidar com a "mudança” na área econômica – forçada pelo mercado ou implementada pelo governo, defende um artigo assinado publicado nesta terça-feira no jornal britânico Financial Times.

<p>A mudan&ccedil;a est&aacute; chegando para o Brasil &ndash; seja pela for&ccedil;a da economia em movimento ou implementada pelo governo, diz o articulista ingl&ecirc;s John Paul Rathbone</p>
A mudança está chegando para o Brasil – seja pela força da economia em movimento ou implementada pelo governo, diz o articulista inglês John Paul Rathbone
Foto: Eco Desenvolvimento

O texto, parte de um material que ocupa ¾ de página no diário financeiro, avalia que a economia brasileira terá de enfrentar um ano "duro” em 2015, possivelmente tendo de adotar medidas "dolorosas” para fazer a transição de um modelo econômico baseado no consumo interno e no boom das commodities, para outro, onde o crescimento venha através de investimentos produtivos.

O autor do texto, o articulista John Paul Rathbone, contrapõe o desempenho da presidente Dilma Rousseff no terreno econômico, que considera "decepcionante", com as promessas do candidato opositor, Aécio Neves, de promover um "choque de gestão" para revitalizar a máquina econômica do país.

Apesar do discurso mais favorável à iniciativa privada de Aécio, Rathbone observa que a presidente está à frente nas pesquisas. Se sua eleição for confirmada, ele argumenta, isto significaria que a economia continuaria "pedalando" em 2015.

"Ela (Dilma) fez campanha em uma plataforma de nenhuma mudança nas suas políticas econômicas, se colocando em uma posição política sem saída", escreve. Para o autor, o país precisa de um "empurrão de credibilidade para reconstituir a confiança do investidor".

Isto é reforçado por dois fatores: a reacomodação em patamares mais baixos dos preços das commodities, fonte de renda para o Brasil; e a possibilidade de os EUA elevarem suas taxas de juros, o que deve implicar saída de capitais de países em desenvolvimento.

"Qualquer que seja o resultado das eleições, a mudança está chegando para o Brasil – seja pela força da economia em movimento ou implementada pelo governo", avalia Rathbone.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Guia do eleitor Guia do eleitor

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade