PUBLICIDADE

Economistas reduzem projeção para a Selic em 2015 a 11,5%

A taxa básica de juros deve continuar no patamar dos 11% até o fim de 2014, segundo a pesquisa Focus

27 out 2014 - 10h50
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Após duas semanas de estabilidade, economistas de instituições financeiras passaram a ver menor aperto monetário no fim de 2015 e reduziram a projeção para a Selic a 11,5% ante 11,88%, mostrou um nova pesquisa Focus do Banco Central nesta segunda-feira.

<p>Reunião do COPOM deve atualizar nesta semana o índice da taxa Selic</p>
Reunião do COPOM deve atualizar nesta semana o índice da taxa Selic
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Para a reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, eles continuam vendo que a taxa básica de juros será mantida em 11%, patamar na qual encerrará este ano na visão deles.

Já o Top-5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções, manteve a projeção de que a Selic terminará a 11% o este ano e a 12% o próximo ano. Em relação às projeções sobre inflação e crescimento econômico, os analistas consultados no Focus não alteraram suas estimativas.

Para a alta do IPCA, a estimativa é de que o índice fechará 2014 a 6,45% e 2015 a 6,3%. A meta do governo é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Em outubro, O IPCA-15 acelerou a alta a 0,48%, e acumulou em 12 meses 6,62%, permanecendo acima do teto da meta. 

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, os analistas consultados continuam vendo expansão de 0,27% neste ano e de 1% no próximo.

Essas projeções foram enviadas pelos economistas ao BC até sexta-feira, antes da definição da vitória de Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial, no domingo, ao derrotar Aécio Neves (PSDB).

Veja como ficaram os resultados das Eleições 2014 nos Estados Veja como ficaram os resultados das Eleições 2014 nos Estados

Curso de contabilidade Curso de contabilidade

Aprenda como a contabilidade é aplicada no dia a dia do seu negócio e saiba como abrir ou encerrar uma empresa. Curso certificado pelo MEC!

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade