PUBLICIDADE

Aécio vence em Berlim com 733 votos contra 571 de Dilma

Candidato do PSDB soma 733 votos na capital alemã, contra 571 da petista; comparecimento é ligeiramente inferior ao do 1º turno

26 out 2014 - 16h27
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Candidato do PSDB, Aécio Neves soma 733 votos na capital alemã</p>
Candidato do PSDB, Aécio Neves soma 733 votos na capital alemã
Foto: AFP

O candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, ganhou a eleição presidencial entre os brasileiros que votaram em Berlim, uma das três jurisdições eleitorais brasileiras na Alemanha, além das que funcionam nos consulados de Frankfurt e Munique.

Segundo informação da representação diplomática, a soma dos boletins das 12 seções eleitorais berlinenses registrou neste domingo 733 votos para o candidato do PSDB e 571 votos para a presidente Dilma Rousseff.

O número de eleitores que foram votar neste segundo turno foi ligeiramente menor que o registrado no primeiro turno, quando votaram 1.434 eleitores. "Agora, foram exatamente 1.400 eleitores", aifmoru o chefe do setor consular da embaixada, Fernando Onofre. Ele destacou que a votação ocorreu sem imprevistos.

Berlim tem pouco mais de 4.800 eleitores inscritos, incluindo não só residentes na cidade, mas também em outros oito estados no norte da Alemanha.

Grupo foi de Hamburgo até Berlim

A auxiliar de restaurante Jurailde Pereira de Jesus, de 45 anos, viajou os quase 300 quilômetros que separam Hamburgo da capital alemã para dar seu voto no segundo turno das eleição presidencial brasileira.

"Viemos de trem, repartindo passagens de grupo, mais baratas", explicou. Ela e as amigas Vânia Rodrigues e Sandra Spiegel integraram um grupo de cerca de 25 eleitores brasileiros, moradores de Hamburgo, que viajaram juntos e, depois, aproveitaram o dia em Berlim.

"Depois do almoço, vamos a um pagode que tem num bar aqui perto, a duas estações de metrô de distância", contou Jurailde.

"Esta já foi a segunda viagem para essas eleições. No primeiro turno também viemos", disse Sheila Fangerau, organizadora da excursão, contabilizando, ao todo, mais de 1.200 quilômetros rodados em prol do "dever cívico".

Brasileiro atravessa 200 km para votar

O físico Eduardo Altmann, de 34 anos, também teve que percorrer uma distância grande para votar. Ele veio com a mulher e a filha de Dresden, cidade localizada a quase 200 quilômetros de Berlim. "Vim porque a eleição está apertada e, por isso, acho importante participar", explicou.

Já o corretor imobiliário James Koerner, de 29 anos, não precisou viajar, pois mora em Berlim há quase 25 anos. Mas o dia para ele teve sabor especial. Foi a primeira vez que usou o seu título de eleitor.

"Acabei de buscar o meu título. Acho importante votar para ajudar a mudar as coisas", observou Koerner, que chegou à Alemanha , ainda criança, com seus pais e irmãos.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Jingles históricosRelembre jingles históricos

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade