PUBLICIDADE

Por que a Torre Eiffel foi construída?

Compartilhar
Exibir comentários

Os casais apaixonados que aspiram ao histórico momento de se beijarem sob as luzes de um dos símbolos mundiais do romantismo nem imaginam que a Torre Eiffel foi erguida como uma homenagem a um dos mais ferozes conflitos da humanidade.

Os casais que aspiram se beijar sob um dos símbolos do romantismo nem imaginam por qual motivo a Torre Eiffel foi erguida?
Os casais que aspiram se beijar sob um dos símbolos do romantismo nem imaginam por qual motivo a Torre Eiffel foi erguida?
Foto: Getty Images

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para celebrar os cem anos da Revolução Francesa (1789-1799), levante que alterou a estrutura política e social da França, abolindo a servidão e os direitos feudais. Para comemorar a data, o governo francês planejou uma exposição mundial e anunciou um concurso de design arquitetônico para um monumento que seria erguido no centro de Paris.

Entre mais de cem projetos, o Comitê do Centenário escolheu aquele proposto elo engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), que acabou dando nome à torre.

Na época, a obra tornou-se a mais alta estrutura metálica construída pelo homem, acompanhando uma tendência arquitetônica. Segundo a arquiteta Fernanda Araujo, "a evolução da tecnologia do ferro começou a partir do século 17, mas foi no século 18 que ganhou impulso, com o desenvolvimento de estruturas resistentes ao fogo, mas, principalmente, com estruturas que permitiam vencer grandes vãos e grandes alturas".

A Torre Eiffel tem uma altura de 300 metros e, quando foi inaugurada, pesava mais de 7 mil toneladas. Estima-se que hoje passe das 10 mil toneladas. Em 2009, o monumento ganhou uma redefinição em sua silhueta, além de uma reforma na plataforma panorâmica do último andar e o aumento da área acessível ao público, de 280 para 580 metros quadrados. Anualmente, quase 7 milhões de pessoas visitam a Torre Eiffel.

Gustave Eiffel

Alexandre Gustave Eiffel nasceu em Dijon no dia 15 de dezembro de 1832. Engenheiro, também participou, além da torre que leva seu nome, da construção da Estátua da Liberdade, em Nova York. Morreu no dia 27 de dezembro de 1923, em Paris, tendo sido sepultado no cemitério Levallois-Perret.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Clara. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade