PUBLICIDADE

O hipotireoidismo faz engordar?

Compartilhar

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide - glândula que regula importantes órgãos do organismo - e que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3(triiodotironina) e T4 (tiroxina). Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto.

Recentemente, o jogador Ronaldo anunciou sua aposentadoria dos gramados devido ao hipotireoidismo
Recentemente, o jogador Ronaldo anunciou sua aposentadoria dos gramados devido ao hipotireoidismo
Foto: Reinaldo Marques / Terra

O tratamento é feito com o uso diário de levotiroxina na quantidade prescrita pelo médico. Para reproduzir o funcionamento normal da tireoide, a levotiroxina deve ser tomada todos os dias em jejum (no mínimo meia hora antes do café da manhã), para que a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino.

Os comprimidos são em microgramas, variando de 25 a 200, e não em miligramas como a maioria dos medicamentos. Por isso, a levotiroxina não deve ser feita por manipulação, pois a chance de erro é grande.

Tratado corretamente (e assim mantendo os níveis de TSH, ou o hormônio estimulador da tireoide), o hipotireoidismo não causa aumento de peso. Porém, como a medicação é extremamente controlada com exames frequentes, o paciente pode ter uma alteração de peso.

Já no caso contrário, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

A endocrinologista Andresa Colombo Balestro explica como o hipotireoidismo pode causar o aumento de peso: "O metabolismo de uma pessoa com hipotireoidismo sem tratamento fica mais lento, logo, mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo perde menos energia do que o esperado. Além disso, pode ocorrer retenção de líquidos, o que na balança vai causar o aumento de peso".

A doença não tem prevenção e se manifestar em qualquer fase da vida. Andresa avalia o que se pode fazer para reduzir o peso quando descoberto o hipotireoidismo. "As dicas que podem auxiliar os portadores de hipotireoidismo a perderem peso são as mesmas indicadas para as pessoas sem essa patologia: dieta e atividade física. Além disso, o tratamento regular do hipotireoidismo com ajuste da medicação periodicamente é indispesável", diz.

O hipotireoidismo é uma doença autoimune, onde um anticorpo é criado para atacar a tireoide. Com a falência da tireoide, aparecem os sintomas da doença, que podem ser: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade