PUBLICIDADE

Independência americana: saiba o que os EUA comemoram no 4 de julho

O Dia da Independência é um feriado nacional em celebração à Declaração da Independência dos Estados Unidos, assinada em 4 de julho de 1776

4 jul 2013 - 07h30
(atualizado às 07h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Declaração da Independência dos Estados Unidos</p>
A Declaração da Independência dos Estados Unidos
Foto: Reprodução

Os Estados Unidos da América comemoram todo dia 4 de julho - um feriado nacional - com fogos de artifício, desfiles e celebrações por todo o país. É nesse dia que os americanos festejam o aniversário de nascimento da nação: o dia em que foi declarada sua independência. 

Voltaire Schilling: O Manifesto da América

Em 4 de julho de 1776, os americanos deram início a uma insurreição contra o rei britânico. Treze anos antes, em 1763, a Inglaterra havia instituído uma série de impostos e políticos que não apenas prejudicava o comércio e o crescimento econômico nas colônias, mas - sem representação no Parlamento - também violava os direitos americanos como súditos da Coroa.

Os primeiros americanos tentaram durante quase 10 anos apelar à Inglaterra contra o que consideravam injustiças sofridas no período colonial. Em 1772, comitês foram formados para avaliar a possibilidade de criar um Congresso próprio. O primeiro governo nacional dos Estados Unidos da América - o Congresso Continental - foi convocado em 1774. Naquele ano, foram promulgadas as chamadas Leis Intoleráveis. No ano seguinte, essa iniciativa foi considerada uma traição, e tropas britânicas foram enviadas para sufocar a revolta, mas enfrentaram resistência da milícia colonial. Era o início da Guerra da Independência.

Em 1776, um ano após o início dos conflitos, representantes das 13 colônias votaram com unanimidade a favor da adoção de uma Declaração da Independência para libertar os Estados Unidos do jugo inglês. A guerra continuou ainda por sete anos, até os Estados Unidos - agora um país soberano - declararem vitória em 1781. Dois anos depois, com a assinatura do Tratado de Paris, foi reconhecido o fim da guerra e oficialmente aceita a independência americana.

A proclamação de independência

Apesar de o Congresso ter votado a favor da independência no dia 2 de julho de 1776, apenas dois dias depois os americanos proclamaram, em rebelião, que não seriam mais súditos do Império Britânico. Foi naquele 4 de julho que a Declaração da Independência foi finalizada e aprovada.

Assim, a cada ano os americanos celebram uma luta de 20 anos pela independência e comemoram a assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade