PUBLICIDADE

Descubra o segredo dos campeões no Vestibular

Descubra como passar no vestibular de uma vez por todas!

16 ago 2016 - 15h05
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Entrar na lista dos primeiros colocados das universidades mais concorridas do País não é tarefa fácil: a concorrência cresce a cada ano e a oferta de vagas avança em ritmo menor. Os jovens que conquistaram esses primeiros lugares contam o segredo e afirmam que estudar em excesso só prejudica o desempenho.

Vinícius Meirelles Pereira Ferrarini, 17 anos, encarou e viveu esse desafio. Somou 885,3 pontos no vestibular da Fuvest para Engenharia e garantiu o posto de segundo colocado, com uma diferença de apenas 3 milésimos do primeiro. O candidato afirma que não esperava por esse

resultado, mesmo porque já tinha garantido uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde estuda atualmente.

A estudante Angela Shanchi Chieh, de 17 anos, também passou em duas superfaculdades. A ex-vestibulanda foi a primeira colocada na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terceiro lugar em Engenharia da Poli.

Já é complicado entrar em algumas faculdades. Imagina passar em primeiro lugar? Álvaro Antônio da Justa Menezes, 20 anos, primeiro lugar do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi um dos que não acreditaram que o primeiro lugar tinha sido alcançado. Já Daniel Frossard Rodrigues, 18 anos, preparou-se durante dois anos na escola PH, no Rio de Janeiro para garantir uma vaga na faculdade. Resultado: primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas o que fazer para alcançar os primeiros lugares dos principais vestibulares do País? Ou, pelo menos, conseguir passar com segurança na faculdade que você escolheu? Veja as dicas que estes superferas deram. Nada melhor do que seguir os conselhos de quem entende do assunto!

Segredos e dicas

Vinícius (Poli) - Fazer exercícios em casa é a melhor maneira de estudar, depois de algum tempo, não será preciso decorar musiquinhas para não esquecer a fórmula na hora de fazer a prova. Dividia minhas horas para estudo e nunca deixava passar uma dúvida.

Angela (Poli e FGV) - Nada de deixar para estudar na última hora e quando sentir dificuldade em alguma matéria, reserve mais tempo para se dedicar a ela. Não adianta você estudar o ano todo e chegar na prova com a cabeça quente. O melhor a fazer é manter a calma para evitar dar branco na hora da prova.

Álvaro (UFC) - Não existe segredo para conquistar o primeiro lugar. Um curso como Medicina é difícil mas a pessoa tem que saber o que quer e se dedicar. Você pode ser o melhor aluno e não passar por qualquer outro motivo, como o nervosismo, por exemplo.

Daniel (UFRJ) - Tudo é uma questão de prioridade na vida, a pessoa tem que estar confiante e acreditar no seu potencial, na sua capacidade de passar num vestibular concorrido. Coloquei na minha cabeça que queria entrar na faculdade e me dediquei, mas claro, sem alterar demais minha rotina. É só uma questão de organizar o seu tempo e saber exatamente onde você quer chegar

Estudar em casa é válido?

Vinícius (Poli) - Imprescindível é a maneira de você organizar seu tempo com os estudos e a vida pessoal. Se é para estudar em casa, que faça isso bem concentrado. Todos os dias eu separava algumas horas de estudo, sem me preocupar com outras coisas. Hora de estudo é hora de estudo; diversão é diversão.

Angela (Poli e FGV) - A melhor maneira de você garantir o aprendizado é treinar em casa, sem perturbação. A prática é o segredo do bom desempenho. Fazia tantos exercícios em casa que nem precisava decorar fórmulas, aprender músicas ou qualquer outra facilidade que nos oferecem para facilitar da matéria dada.

Álvaro (UFC) - Antes de pensar em estudar em casa, deve-se ter uma maneira eficiente para administrar seu tempo e saber as matérias que você sente mais dúvidas. Eu era bom em Matemática e Física, por isso, me empenhava mais nas outras matérias.

Daniel (UFRJ) - É muito importante dedicar um tempo para estudar em casa, desta forma, você treina bastante e faz exercícios de maneira tranqüila. Tudo é questão de prioridade, tem que praticar e saber que é só no período de um ano que você vai passar por isso, depois o resultado pode compensar o esforço.

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade