PUBLICIDADE

Inscrições para Fuvest 2017 começam nesta sexta-feira

Veja o que você precisa saber para se inscrever e como se preparar para as provas!

18 ago 2016 - 13h44
(atualizado em 19/8/2016 às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
As inscrições para a Fuvest 2017 começam em agosto de 2016. Os candidatos terão 21 dias para se cadastrar.
As inscrições para a Fuvest 2017 começam em agosto de 2016. Os candidatos terão 21 dias para se cadastrar.
Foto: iStock

Começam nesta sexta-feira (19) as inscrições para a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2017, que realiza um dos concursos mais disputados do País. O processo seletivo da Fuvest acontece todo ano e escolhe alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Mais de 140 mil candidatos, em média, disputam cada edição deste vestibular. São cerca de 9 mil vagas na USP e 120 na FCMSC-SP. Você precisa estar bem preparado para conseguir chegar lá, mas o esforço é muito bem recompensado. Um diploma destas instituições é sinônimo de formação profissional de alta qualidade e boas oportunidades no mercado de trabalho.

Muita gente se confunde com o nome oficial do concurso, pois a edição em andamento seleciona candidatos para ingresso no ano seguinte. Por exemplo: em 2016 acontece a Fuvest 2017.

A Fuvest 2017

O processo seletivo da Fuvest é o mais concorrido do Brasil. Estudantes de todos os cantos do País realizam as provas em busca de uma vaga. O vestibular ainda é o principal meio de acesso à USP e o único para a FCMSC-SP. Apenas 13,5% das vagas da USP são destinadas a candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O processo da Fuvest é bem organizado e você precisa estar atento aos prazos e requisitos. Há uma série de procedimentos que devem ser cumpridos pelos candidatos. À medida que a data do vestibular se aproxima, a comissão organizadora vai divulgando os dados necessários no site oficial do concurso.

Já estão definidos o período de inscrição e as datas das provas. Na sequência será publicado o Manual do Candidato, um documento muito importante que traz todos os detalhes sobre o processo seletivo. Não dá para participar sem antes baixar e ler o Manual!

A gente está acompanhando tudo de perto e vai manter você atualizado sobre a Fuvest 2017. Fique ligado aqui!

Datas da Fuvest 2017

Confira as principais datas do processo seletivo da Fuvest 2017:

-Inscrições: As inscrições começam em 19 de agosto e vão até o dia 8 de setembro.

-Provas: As provas acontecem em duas etapas. Na edição de 2017, a prova da primeira fase ocorrerá em 27 de novembro. A segunda fase será realizada entre os dias 8 e 10 de janeiro de 2017.

Leituras obrigatórias da Fuvest 2017

A comissão organizadora divulgou as obras que os candidatos precisam ler para se prepararem para o vestibular da Fuvest 2017. Confira:

- Iracema, José de Alencar

- Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

- O Cortiço, Aluísio Azevedo

- A Cidade e as Serras, Eça de Queirós

- Capitães da Areia, Jorge Amado

- Vidas Secas, Graciliano Ramos

- Claro Enigma, Carlos Drummond de Andrade

- Sagarana, João Guimarães Rosa

- Mayombe, Pepetela

Como fazer a inscrição da Fuvest 2017

A partir do dia 19 de agosto você poderá fazer sua inscrição pela internet, no site da Fuvest (http://www.fuvest.br/) ou da USP. O processo é simples e autoexplicativo. Basta seguir o passo a passo indicado pelo sistema. É necessário fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), de Identidade (RG) e pagar uma taxa de inscrição.

Como são as provas da Fuvest 2017?

Você já sabe que o processo seletivo da Fuvest acontece em duas fases. A primeira conta com uma prova sobre Conhecimentos Gerais e funciona como uma pré-seleção. Esta prova traz 90 questões objetivas, de assinalar. Para continuar no concurso é preciso acertar pelo menos 30% da prova.

Quem se sai bem na primeira prova concorre a uma vaga na lista de classificados para a segunda fase, que acontece cerca de um mês e meio mais tarde. Esta fase conta com três provas, realizadas em três dias. Todas elas trazem apenas questões discursivas, que pedem respostas por escrito. As disciplinas cobradas dependem da carreira escolhida. Entre elas há também a redação.

Onde são realizadas as provas da Fuvest 2017

O processo da Fuvest é pensado para facilitar o acesso dos alunos. Na primeira fase, as provas acontecem em mais de 30 municípios de São Paulo. Só é possível conhecer o seu local exato depois da inscrição. Na segunda fase, a lista de cidades diminui um pouco e alguns candidatos são transferidos a municípios vizinhos para realizar as provas. A relação completa com os locais dos exames pode ser consultada no site da Fuvest, dentro do cronograma de divulgação de cada fase.

Por que se inscrever na Fuvest 2017?

A USP é uma universidade gigantesca. Ela oferece 229 cursos de graduação, sem falar nas opções de especialização. A qualidade do seu sistema de ensino, assim como da FCMSC-SP, é reconhecida no Brasil e no exterior. Há pesquisas especializadas que as classificam entre as melhores instituições do Brasil e também da América Latina.

Com mais de 80 anos de tradição, a USP tornou-se uma das referências nacionais mais importantes em pesquisa. É uma universidade pública, ou seja, todos os seus cursos são gratuitos. Conta ainda com oito campi no estado de São Paulo, onde o mercado de trabalho é muito dinâmico e onde estão localizadas as maiores empresas do Brasil.

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade