PUBLICIDADE

Confira as datas da Fuvest 2017!

Se você quer participar da Fuvest 2017, anote as principais datas divulgadas pela comissão organizadora.

18 ago 2016 - 14h23
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou o calendário com as principais datas do processo seletivo de 2017 para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP). As inscrições abrem no segundo semestre e as provas acontecem em duas fases: a primeira em novembro de 2016 e a segunda em janeiro de 2017.

São registradas cerca de 140 mil inscrições em cada edição da Fuvest.
São registradas cerca de 140 mil inscrições em cada edição da Fuvest.
Foto: Mundo vestibular

A maior parte das vagas da USP, cerca de nove mil, e todas as 120 vagas da FCMSC-SP são preenchidas por meio do vestibular. Candidatos de todo o País entram na disputa por um espaço nestas instituições, que são referência internacional em ensino e pesquisa.

São registradas cerca de 140 mil inscrições em cada edição da Fuvest. Por isso as provas deste processo seletivo estão entre as mais concorridas do País. Não perca a sua chance. Confira as datas e o que é preciso fazer para se inscrever na Fuvest 2017!

Calendário Fuvest 2017

Se você quer participar da Fuvest 2017, anote as principais datas divulgadas pela comissão organizadora:

-19/08/16: Início do período de inscrições, pela internet, no site da Fuvest

-08/09/16: Último dia para inscrições, pela internet, no site da Fuvest

-27/11/16: Prova da primeira fase

-8 a 10/01/17: Provas da segunda fase

Outras informações importantes sobre a Fuvest 2017

O Manual do Candidato Fuvest 2017 será disponibilizado no site da Fuvest. Este documento traz todas as informações e datas importantes de cada etapa do processo seletivo.

Fique ligado por aqui que a gente vai acompanhar a divulgação do Manual e manter você atualizado sobre o que é preciso saber para participar do vestibular.

Veja outras informações que serão publicadas em breve e que merecem sua atenção:

-Divulgação do Manual do Candidato Fuvest 2017

-Divulgação da relação candidato x vaga

-Divulgação dos locais de prova

-Datas das Provas de Habilidades Específicas: A Fuvest exige a realização da prova de Habilidades Específicas para os candidatos de alguns cursos, às vezes antes mesmo da 1 fase do vestibular.

Como fazer a inscrição na Fuvest 2017?

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 19 de agosto de 2016 pela internet, no site da Fuvest. O processo é simples e totalmente informatizado. É necessário fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Identidade, além de pagar uma taxa para confirmar a inscrição.

Como é a primeira fase da Fuvest?

A primeira fase da Fuvest conta com uma prova sobre conhecimentos gerais. Funciona como uma pré-seleção dos candidatos. São 90 questões objetivas, de assinalar. Todas trazem cinco alternativas de resposta e apenas uma é correta. Os candidatos devem acertar pelo menos 30% da prova, ou seja, 27 questões, para se classificar para a 2 fase. Quem tiver um número menor de acertos fica fora do processo seletivo.

As disciplinas cobradas na prova da 1 fase envolvem os conteúdos básicos do ensino médio, como Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Física, Química, Geografia, Biologia e História. O tempo total da prova é de cinco horas.

Como é a segunda fase da Fuvest?

A segunda fase da Fuvest acontece cerca de um mês e meio depois da primeira. Em média, apenas 20% do total de candidatos chegam a esta etapa.

Na segunda fase os vestibulandos realizam três provas, em três dias. Todas elas contam apenas com questões discursivas, que pedem respostas por escrito. Entre elas há também a Redação. O tempo total das provas é de quatro horas.

Veja o resumo do que cai em cada uma delas:

-Primeira prova: É dividida em duas partes. Uma delas com 10 questões de Língua Portuguesa, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura; na outra, os candidatos devem escrever uma Redação.

-Segunda prova: É composta por 16 questões sobre as matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Algumas perguntas são interdisciplinares.

-Terceira prova: Conta com 12 questões, sobre duas ou três disciplinas diferentes, dependendo da carreira escolhida pelo candidato.

Onde serão realizadas as provas da Fuvest 2017?

Todas as provas da Fuvest são realizadas em cidades do Estado de São Paulo. Na primeira fase os candidatos podem escolher entre mais de 30 municípios, tanto da Grande São Paulo quanto do interior. Na segunda fase a lista de cidades diminui um pouco. Ainda assim, são bem distribuídas entre todas as regiões do Estado.

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade