10+ dicas para vencer o estresse antes da prova

Confira nossas dicas para não ficas estressado antes de uma prova

27 mar 2017
14h39
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O enfrentamento das provas dos vestibulares mais concorridos do país talvez seja o primeiro grande desafio profissional dos jovens.

Stress antes da Prova
Stress antes da Prova
Foto: Mundo vestibular

É fácil mensurarmos esse desafio: a conquista de uma vaga em uma universidade pública no curso de medicina, por exemplo, significa obter um prêmio de cerca de R$ 225.000,00 - preço médio que o aluno pagaria pelo curso em uma universidade particular.

Um candidato que não apresentar um grau de excelência nos quesitos técnicos (conhecimento do conteúdo programático) e psicológico (administrar a ansiedade no momento da prova) terá sérias dificuldades para obtenção de êxito. Nesse artigo, estou preocupado com o equilíbrio psicológico.

Por que tanta gente "derrapa" no momento da prova? O que faz com que candidatos capacitados em termos de conhecimento fiquem nervosos a ponto de não conseguirem reverter em pontos o que sabem - têm brancos e sensações físicas como: taquicardia, suor excessivo, tremores, entre outros.

Exatamente isso. São os pensamentos que contam. Sempre que você experimenta um estado de ansiedade intensa, existem pensamentos que definem e fortalecem esse estado. Alguns leitores podem estar questionando se é possível os pensamentos produzirem as reações físicas observadas durante o nervosismo. Não é difícil comprovarmos isso.

Imagine um limão bem suculento. Imaginou? Agora, corte esse limão. Pegue uma das metades e esprema-a em sua boca... Se você fez esse exercício com concentração, provavelmente salivou. Viu como pensamentos produzem reações físicas?
Mas como isso pode ocorrer durante a prova? Observe:

Você observou que foi uma sequencia de pensamentos que intensificou as reações físicas e culminou no famoso branco. Mas como impedir que isso aconteça? É importante que identifique o que está pensando e verifique a veracidade dos seus pensamentos antes de agir. Veja:

Batimento cardíaco um pouco aumentado.


(reação física)


Estou ficando nervoso.


(pensamento) É perfeitamente comum ficar um pouco nervoso no início de uma prova.


Tenho certeza de que quem está levando essa prova a sério também está nervoso.


(pensamento compensador) Não estou me lembrando de nada, não vou conseguir.


(pensamento) É impossível se lembrar  de tudo. Não me lembrar de alguns assuntos não quer dizer que eu não vou conseguir. Vou dar o máximo de mim.


(pensamento compensador)

Estar vigilante aos pensamentos e considerar o maior número de ângulos possível para resolver um determinado problema pode levar a pessoa a novas conclusões e desfechos. É importante ter em mente que:

· se, para que tenha paz, você precisa da certeza de que irá passar, você nunca terá paz. Essa certeza é impossível;
· se, para que tenha paz, é preciso lembrar-se de tudo, você jamais terá paz. É impossível se lembrar de tudo;
· se, para que tenha paz, é necessário dar tudo certo no dia da prova, você não terá paz. É perfeitamente possível que algo dê errado sem que isso o prejudique a ponto de impedir a conquista de sua vaga.

A identificação e a modificação dos pensamentos são um ponto central para a diminuição da ansiedade, e colocá-los em prática exige treino. Os simulados estão aí para isso. Treine bastante e boas provas!

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