PUBLICIDADE

Vendas de livros crescem 6,9% no primeiro semestre de 2015

Os preços ao consumidor dos livros ficaram 1,6% mais baixos no primeiro semestre de 2015

16 jul 2015 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários

As vendas de livros no Brasil encerraram o primeiro semestre de 2015 com um aumento de 6,9% no faturamento, em comparação com o mesmo período de 2014. Os números constam do Painel Especial das Vendas de Livros do Brasil, divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pelo Instituto de Pesquisa Nielsen, e mostram que o crescimento ficou abaixo da inflação de 8,5% acumulada nos últimos 12 meses.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

Os dados também apontam desaceleração do crescimento das vendas de livros em junho, que subiram 8,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em maio, o aumento do faturamento foi 21% em relação a 2014.

As vendas de livros encerraram o primeiro semestre com um aumento de 6,9% no faturamento
As vendas de livros encerraram o primeiro semestre com um aumento de 6,9% no faturamento
Foto: iStock

A pesquisa indica que os preços ao consumidor dos livros ficaram 1,6% mais baixos no primeiro semestre deste ano, com uma média de R$ 37,97 a unidade, contra R$ 38,58 em 2014. Já o volume de vendas registrou um crescimento de 8,6%, fortemente influenciado, segundo o levantamento, pelos livros de colorir, que representaram 6% do total de exemplares vendidos no primeiro semestre.

De acordo com o Snel, o objetivo da criação do Painel Especial das Vendas de Livros é o de dar mais transparência à indústria editorial brasileira. O levantamento tem como base o resultado do BookScan Brasil, serviço de monitoramento que apura as vendas nas principais livrarias e supermercados do país.

Primeiro serviço desse tipo no mundo, o BookScan está presente em dez países. Já o Instituto Nielsen, há mais de 90 anos no mercado, com atuação em mais de 100 países, coleta os dados para a realização do painel diretamente no caixa das livrarias, do e-commerce e de outros varejistas.

Segundo o Snel, as informações processadas pelo Instituto Nielsen são enviadas online e atualizadas semanalmente.

Veja as principais notícias da manhã desta quinta (16/07):
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade