PUBLICIDADE

Veja 9 profissões para quem gosta de ajudar pessoas

Conheça as profissões ideais para quem gosta de fazer o bem ao próximo!

22 dez 2016 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários

No momento de escolher uma profissão, são vários os aspectos que levamos em consideração. Nosso estilo de vida e o que gostamos de fazer devem ter prioridade neste assunto.

Quem gosta de ajudar as pessoas, por exemplo, pode ficar em dúvida ao escolher uma carreira que concilie seu sucesso profissional com a vontade de se dedicar ao outro. Existe um falso conflito entre cuidar da própria vida profissional ou ajudar o próximo. Essas duas coisas podem muito bem andar juntas!

A verdade é que ajudar as pessoas não é sinônimo de trabalho voluntário. Existem diversas profissões cujo foco é ajudar a sociedade de alguma forma, seja no aspecto físico ou psicológico. Algumas destas profissões estão, inclusive, entre as mais bem pagas do País!

Se você quer conciliar sua vida profissional à vontade de ajudar o próximo, conheça 9 profissões onde é possível trabalhar se dedicando a outras pessoas!

1. Enfermeiro

A essência do trabalho de um enfermeiro é cuidar das pessoas para manter e restabelecer sua saúde. O enfermeiro fica em contato direto e constante com pacientes. É ele quem realiza os primeiros socorros, administra medicamentos, faz curativos, prepara para a realização de exames e muito mais.

Para seguir esta profissão é preciso gostar de lidar com pessoas e ter preparo emocional para confortar pacientes em situações de bastante fragilidade.

Muitas vezes o enfermeiro precisa lidar também com os familiares e amigos dos pacientes, dando orientações práticas ou oferecendo apoio emocional.

2. Psicólogo

O psicólogo ajuda as pessoas a se conhecerem melhor. Ele é capaz de identificar as causas dos problemas de seus pacientes e ajudá-los a rever certos comportamentos, ideias ou sentimentos.

É o profissional capaz de diagnosticar e tratar distúrbios emocionais e de personalidade. Fazer o paciente se sentir melhor e ter confiança para enfrentar seus medos e problemas é uma de suas atribuições diárias.

Quem deseja seguir esta profissão precisa ter estrutura emocional para ouvir os conflitos pessoais de seus pacientes e ajudá-los na superação de seus problemas.

Psicólogos também podem ajudar as pessoas trabalhando na área de Recursos Humanos, seja cuidando do bem estar de funcionários de uma empresa ou ajudando candidatos a encontrarem o emprego ideal, entre outras atividades.

3. Assistente Social

O trabalho de um assistente social é promover o bem estar coletivo e integrar os indivíduos à sociedade. Um dos objetivos deste profissional é defender os direitos humanos e viabilizar o acesso da população a políticas sociais como educação, saúde, moradia, previdência social, etc.

Crianças, adolescentes e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou têm seus direitos violados são o principal alvo do trabalho dos assistentes sociais.

Para quem deseja combater as desigualdades sociais e ajudar as pessoas a lutarem por seus direitos, esta é uma boa opção de carreira a seguir.

4. Médico

A principal função de um médico é tratar e curar doenças. Ele trabalha investigando os sintomas dos pacientes para identificar as causas dos problemas que os afetam.

Muitos médicos se dedicam a cuidar de pacientes individualmente em clínicas e hospitais. Outros conseguem ajudar um número ainda maior de pessoas desenvolvendo pesquisas para criar vacinas, novos medicamentos e tratamentos. Há também aqueles que se dedicam a levar cuidados de saúde a quem dificilmente teria acesso. São profissionais que se engajam em órgãos internacionais de ajuda, se dispõem a cuidar de vítimas de conflitos, grandes tragédias naturais ou populações isoladas.

5. Nutricionista

O nutricionista estuda os alimentos e os efeitos que eles provocam em nosso organismo. Ele orienta as pessoas sobre como devem se alimentar de forma saudável para melhorar sua qualidade de vida.

Quem se forma no curso de Nutrição pode atender pacientes em seus consultórios, cuidar de um grupo de pessoas (como uma equipe esportiva, funcionários de uma empresa, etc.), ou atuar na saúde coletiva desenvolvendo programas e fiscalizando cozinhas industriais, restaurantes, etc.

Se você entende a importância de um estilo de vida saudável e quer ajudar as pessoas a cuidarem do bem estar através da alimentação, esta pode ser uma ótima escolha de profissão.

6. Segurança

Uma das maneiras de ajudar as pessoas é protegê-las de qualquer perigo e assegurar que seu patrimônio esteja a salvo. Quem trabalha na área de segurança está preparado para identificar e analisar os riscos aos quais determinada pessoa ou empresa estão sujeitas. A partir disto, este profissional define as ações que serão tomadas para prevenir as situações de perigo.

Os profissionais de segurança costumam trabalhar para garantir o bom andamento de eventos, de estabelecimentos como bancos e shoppings, fazer escoltas pessoais, prevenir acidentes em locais de trabalho, criar políticas de segurança, e muito mais.

7. Profissionais da área de Direito

Quem se forma no curso de Direito tem como principal objetivo resolver conflitos aplicando as leis vigentes do país. Advogados, juízes, promotores e delegados ajudam a garantir a ordem entre os indivíduos.

Estes profissionais defendem os interesses de seus clientes e asseguram que seus direitos sejam respeitados.

Se você quer ajudar a população em geral e busca por uma sociedade mais justa, o curso de Direito pode garantir a carreira de seus sonhos.

8. Pedagogo

O principal objetivo do pedagogo é melhorar a qualidade da educação como um todo. Quem se forma no curso de Pedagogia pode tanto ministrar aulas para crianças em fase de alfabetização, quanto atuar na parte administrativa de instituições de ensino.

O pedagogo é um orientador educacional. Ele auxilia professores a criarem seus planos de aula, coordena reformas curriculares, realiza reuniões pedagógicas com professores, alunos e familiares, planeja e organiza atividades culturais e de aprendizagem.

Não é apenas em escolas que um pedagogo pode atuar. Ele pode também trabalhar junto ao departamento de recursos humanos em empresas de diversos setores, treinando os colaboradores e promovendo mudanças comportamentais.

Além disso, este profissional é capaz de criar materiais pedagógicos para a educação infantil, como livros e brinquedos. Ou ainda, ajudar crianças que estão internadas, criando um ambiente de aprendizagem em hospitais e clínicas médicas.

Se você entende que a educação é um caminho importante para um mundo melhor e gostaria de fazer a diferença nessa área, a carreira em Pedagogia pode ser uma boa opção para você.

9. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta ajuda pessoas com lesões ou problemas musculares, aplicando técnicas para restaurar os movimentos e a capacidade física do paciente. Ele realiza atividades como massagens, exercícios e tratamento à base de frio e calor para tratar e prevenir lesões musculares.

O fisioterapeuta pode atender pacientes de forma individual ou trabalhar com um grupo de pessoas. É um profissional muito requisitado, por exemplo, no esporte, onde acompanha os atletas, faz avaliações para verificar o condicionamento físico de cada um e prescreve tratamentos para evitar traumas e lesões.

Fazer com que alguém recupere os movimentos exige diversas sessões de fisioterapia. Quem deseja trabalhar nesta área tem que gostar de cuidar de pessoas e ser persistente para ajudar os pacientes a alcançarem os resultados desejados.

Onde estudar

Se você já decidiu qual carreira seguir, o próximo passo é escolher uma faculdade de qualidade e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para se qualificar.

Confira algumas universidades bem avaliadas que oferecem cursos para quem gosta de ajudar ao próximo:

Universidades Privadas:

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade