PUBLICIDADE

Unesp cria 11 novos cursos de engenharia em 9 cidades paulistas

13 mar 2012 - 15h05
(atualizado às 16h05)
Compartilhar

O Governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 13 de março, um Projeto de Lei para repasse de recursos para implantação de 11 novos cursos de engenharia em nove cidades paulistas. Dois cursos irão compor um novo câmpus da universidade em São João da Boa Vista.

A implantação dos novos cursos ocorrerá de maneira escalonada ao longo de 2012, 2013 e 2014. Ao final de cinco anos, a Universidade deverá ter mais 2.200 alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Unesp decidiu pela criação dos novos cursos dentro de um planejamento que, no decorrer do ano de 2011, trabalhou em um programa de expansão que levou em consideração necessidades nacionais, estaduais e locais. As propostas foram recebidas por uma comissão coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação. Quatro eixos circunstanciaram o plano: aspectos regionais, vocação da unidade universitária, aspectos acadêmicos e aspectos administrativos.

A criação dos novos cursos foi aprovada pelo Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, na última quinta-feira. O projeto pedagógico, o nome definitivo dos cursos e os custos de cada um ainda serão discutidos nas diversas instâncias pedagógicas e administrativas da Universidade.

Para a priorização das Engenharias, a univeridade levou em conta um estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) intitulado A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação. O documento destaca a diminuição da participação relativa da formação de engenheiros no Brasil. Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde) de 2007 já demonstravam que, dos formados em cursos de nível superior, 35% são de graduações em engenharia na China; 25% na Coréia do Sul; 14% no México e 7% na Argentina. No Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior (MEC) de 1999, apenas 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.

"Os cursos agora criados estão num contexto de desenvolvimento do Estado de São Paulo e do país", afirma o vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan, em nota publicada pela instutuição.

De acordo com a instituição, todos os novos cursos deverão ter 40 vagas cada e estarão divididos em:Araraquara FCF - Eng. de Bioprocessos

Araraquara IQ - Engenharia Química

Botucatu - Eng. de Bioprocessos

Dracena - Eng. Agronômica

Itapeva - Eng. de Manufatura

Registro - Eng. de Pesca

Rosana - Eng. de Energia e Recursos Renováveis

São João da Boa Vista - Eng. Eletrotécnica e Eng. de Materiais

São José dos Campos - Engenharia Ambiental

Tupã - Eng. de Biossistemas

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade