PUBLICIDADE

Seeduc-Rio oficializa eleições para diretores de escolas

19 out 2016 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) atendeu a recomendações da Defensoria Pública (DPRJ) e do Ministério Público do Estado (MPRJ) e oficializou a mudança na forma de escolha dos diretores e diretores adjuntos de todas as escolas da rede pública do Estado.

Até então indicada pela própria secretaria, a direção das unidades passará a ser eleita de forma democrática, com a participação de professores, alunos, pais e servidores, por meio de voto. A comunidade escolar também vai participar da organização do pleito. A eleição direta para os cargos era uma das reivindicações dos estudantes que ocupam escolas do Estado desde março.

Estudantes do Rio durante desocupação da Secretaria Estadual de Educação, em junho de 2016
Estudantes do Rio durante desocupação da Secretaria Estadual de Educação, em junho de 2016
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A mudança foi oficializada após diversas reuniões realizadas pela Defensoria e pelo MPRJ com os estudantes e publicada no Diário Oficial do Estado. A última ocorreu no dia 5 de outubro e resultou na recomendação feita pelas instituições à Seeduc.

Ocupações

Nas cerca de 80 escolas fluminenses ocupadas por estudantes, as eleições devem ocorrer ainda este ano. Nas demais, o processo de escolha da direção ocorrerá no ano que vem. A coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública, Eufrásia Maria Souza das Virgens, comemorou a mudança.

"A publicação da resolução representa um avanço na consolidação do que foi discutido ao longo do período de ocupação das escolas, representa a concretização do compromisso assumido pela Seeduc com a democratização para a escolha da direção, o que é uma das reivindicações dos alunos. Eles sempre reclamam muito da falta de diálogo com a direção, da falta de consulta sobre os temas relacionados à gestão da escola", disse.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade