PUBLICIDADE

Saiba como escolher entre um curso EAD ou presencial

Você ainda tem dúvida se deve escolher um curso EAD ou presencial? Confira os motivos de escolher uma modalidade ou a outra.

16 set 2016 - 13h44
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas ainda não sabem se devem escolher um curso a distância ou um curso presencial. Antes de optar por essa ou aquela modalidade de ensino você deve verificar se tem o perfil adequado e quais são os motivos que te levaram a fazer essa escolha.

Ainda há aqueles alunos que acreditam que um curso EAD é mais fácil do que uma graduação presencial. Isso não é verdade!
Ainda há aqueles alunos que acreditam que um curso EAD é mais fácil do que uma graduação presencial. Isso não é verdade!
Foto: Mundo vestibular

O Perfil

Ainda há aqueles alunos que acreditam que um curso EAD é mais fácil do que uma graduação presencial. Isso não é verdade!

Um curso da modalidade de Ensino a Distância (EAD) tende a ser tão difícil quanto um curso presencial. É claro que a dificuldade não tem nenhuma relação com o conteúdo dado em sala de aula, que é o mesmo nas duas modalidades, mas sim com a necessidade que o aluno terá de se dedicar mais.

Por isso, ter o perfil adequado para realizar um curso EAD é fundamental!

A necessidade de concentração em um curso EAD é um dos obstáculos mais encontrados pelos estudantes. Isso acontece porque, ao estudar no conforto de casa, os alunos tendem a encontrar outras atividades ao invés de estudar. Além disso, como todo o material de apoio do curso é disponibilizado na internet, a facilidade de se envolver com os conteúdos da rede e se desligar dos estudos se tornou um obstáculo comum e extremamente prejudicial.

As características ideais

O aluno ideal para um curso a distância deve ter as seguintes características:

-Concentração;

-Facilidade no aprendizado;

-Responsabilidade;

-Organização;

-Disciplina .

Sem dúvida, todas essas características também são fundamentais em um curso presencial, mas, em cursos ministrados a distância, elas devem ser ainda mais aguçadas.

Algumas situações favorecem a escolha de um curso a distância e outras favorecem a escolha de um curso presencial.

Você deve escolher um curso a distância se:

-Você terminou o ensino médio e quer entrar em uma faculdade, mas mora em uma cidade afastada e sua família não tem condições de manter as suas despesas em outra cidade.

-Você tem filhos e uma casa para sustentar. Já trabalha há algum tempo e, por isso, não conseguiu concluir seus estudos.

-Você trabalha 8 horas por dia, enfrenta trânsito no caminho e tem tarefas domésticas para realizar a noite.

Essas e outras situações semelhantes são fortes incentivos para que o aluno opte por um curso a distância, que tem como características principais a capacidade de estudar em qualquer lugar e a flexibilidade no horário de estudo.

Além disso, os cursos a distância particulares tendem a possuir mensalidades mais baratas do que os cursos presenciais. Isso acontece porque os cursos a distância não apresentam despesas com infraestrutura da mesma forma que os cursos presenciais.

Você deve escolher um curso presencial se:

-Você mora em uma cidade que possui o curso de graduação que você deseja.

-Você não consegue se concentrar e estudar em casa.

-Você quer fazer Medicina ou outro curso que dependa de muitas aulas práticas.

-Você pretende usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar suas mensalidades ou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os alunos que moram perto da faculdade terão a possibilidade de fazer um curso sem enfrentar dificuldades com moradia e alimentação. Além disso, os alunos que desejarem se graduar em Medicina ou outros cursos que necessitam de aulas práticas deverão realiza-los presencialmente.

Faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos tanto na modalidade EAD quanto presencial:

- em Salvador

//

Click here
Click here
Foto: Mundo vestibular
Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade