Professor Pasquale explica: devemos colocar vírgula antes de 'etc.'?

17 abr 2017
13h49
atualizado às 18h01
  • separator
  • comentários

Um leitor perguntou à BBC Brasil e o professor Pasquale Cipro Neto responde neste quarto vídeo da série sobre dúvidas de português: devemos colocar vírgula antes de "etc."?

Primeiro, ele lembra que "etc." sempre se escreve com ponto, mesmo que apareça no meio do texto. A forma correta é: "Comprei laranja, banana, etc. e depois fui ao cinema".

Essas três letrinhas - "etc." - são a redução de uma expressão do latim, "et coetera", que significa "e outras coisas".

De acordo com Pasquale, há duas maneiras de se proceder.

"Há quem leve ao pé da letra a etimologia, ou seja, a origem. Se 'etc.' significa 'et coetera', 'e outras coisas', quem age assim não colocaria vírgula antes de 'etc.' na frase 'Comprei laranja, banana, abacate etc.', assim como não colocaria vírgula na frase 'Comprei laranja, banana, abacate e outras coisas'."

"Assim procede, por exemplo, o dicionário Houaiss", explica o professor.

Então a pergunta está respondida? Ainda não.

O professor diz que, como muitas pessoas perderam a noção histórica do sentido da palavra, elas consideram que o "etc." virou uma palavra, mais um elemento da enumeração.

"Assim procede, por exemplo, o texto do formulário ortográfico oficial", diz. "O que não quer dizer que seja essa a única forma possível. As duas formas são possíveis."

Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de "etc." e outros não. "E ambos acertam. Então tanto faz."

Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: "Se você repetir 'etc., etc., etc.', aí você passa a ter uma enumeração, como outra qualquer".

"Você age como age quando diz 'laranja, banana, abacate etc.'. Vai virgular, vai separar um elemento do outro da enumeração."

De acordo com Pasquale, há duas maneiras de se proceder.
De acordo com Pasquale, há duas maneiras de se proceder.
Foto: BBCBrasil

BBCBrasil.com BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade