PUBLICIDADE

Primeiro currículo? Saiba como montar o seu

Aprenda a escrever o primeiro currículo com a quantidade certa de informações e um modelo simples e eficaz!

23 set 2016 - 14h17
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O Curriculum Vitae, popularmente conhecido como currículo ou CV, serve como uma ponte entre a pessoa que procura emprego, o candidato, e a fonte empregatícia, a empresa. Nele devem estar contidas todas as aptidões, competências e experiências que o candidato selecionado possui para assumir a vaga disponível. É pelo currículo que o primeiro perfil do candidato será traçado.

O currículo deve ser atraente o suficiente para os examinadores ou recrutadores selecionarem aquele candidato.
O currículo deve ser atraente o suficiente para os examinadores ou recrutadores selecionarem aquele candidato.
Foto: Guia da carreira

O currículo deve ser atraente o suficiente para os examinadores ou recrutadores selecionarem aquele candidato. Um dos critérios importantes é a experiência profissional. Mas como fazer para se adquirir experiência se estamos falando do primeiro emprego?

É importante ressaltar que a experiência profissional de uma pessoa não é o fator mais importante de um currículo quando se trata de procurar o primeiro emprego. O candidato que teve uma vida acadêmica dinâmica pode ter boas chances nessa hora. É interessante ressaltar também que um dos quesitos fortemente avaliados é o potencial do candidato. Desta forma, instituições de ensino bem conceituadas, participações em eventos, dominar línguas estrangeiras e proatividade demonstram que o candidato possui um perfil diferenciado.

A experiência acadêmica, a participação em projetos científicos e atividades de voluntariado enriquecem e contam pontos para a seleção do candidato. As qualificações técnicas são outros fatores de grande importância.  Nesse quesito, seja objetivo e não perca o foco. Coloque apenas as qualificações que sejam relevantes para a vaga que deseja concorrer.

Mas afinal, como montar um currículo completo?

Para cada vaga concorrida é necessário fazer um currículo diferente. As qualificações exigidas variam e algumas são apenas para determinadas vagas.

Imprima seu CV em um papel de tamanho A4. As informações devem estar todas alinhadas à esquerda, com letra do tipo Verdana ou Arial. Evite colocar cores e imagens em seu currículo.

Veja um esquema para montar seu Curriculum Vitae:

Cabeçalho

No topo da folha, ou cabeçalho , inclua seus dados de contato. Para começar, coloque seu nome completo em destaque. Inicie seu currículo com seu nome, e não com título. Em seguida coloque:

-Telefone para contato

-E-mail

Vale lembrar que não é preciso colocar o número do CPF ou de outros documentos, nem os nomes dos pais.

Objetivo Profissional

Defina sua área de interesse. Ela deve estar direcionada à vaga disponível, assim como todo o currículo. Seja direto e não coloque objetivos diferentes no mesmo currículo.

Habilidades e competências técnicas

Faça a lista de todas as habilidades que possui e que poderão ser úteis na vaga pretendida. Essas habilidades podem ser todas as formas de conhecimento adquirido, inclusive as fora de trabalho.

Experiência profissional

Caso você já tenha feito estágio, ou já tenha estado em algum outro emprego, relate por data, começando com a experiência mais recente. Coloque o nome das empresas, os cargos que exerceu e descreva as atribuições das atividades exercidas. Coloque a data de entrada e saída dos empregos, sem citar o motivo da saída. Caso o recrutador queria saber mais, essa pergunta será feita na entrevista.

Formação escolar ou acadêmica

Esta também deve ser listada da mais recente para a mais antiga. Informe o grau de escolaridade, se está cursando ou não, se fez o grau completo ou incompleto. E irrelevante mencionar os nomes das instituições que você cursou o ensino Fundamental e Médio.

Cursos

Forneça informações dos cursos extracurriculares que você já tenha feito, como outra língua, informática. Coloque o nome da instituição, a carga horária do curso e o ano de conclusão. Não precisa anexar diplomas e certificados.

Outras informações

Você pode citar neste item as informações que são pertinentes ao cargo, tais como trabalhos voluntários, práticas esportivas e outros. Se estas informações não tiverem relação com a vaga pretendida, não inclua.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade