PUBLICIDADE

Por que devo optar pela metodologia EAD?

A metodologia EAD (ensino a distância) vem conquistando cada dia mais espaço e reconhecimento no mercado. Mas você sabe o porquê? Confira agora!

16 ago 2016 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

Nível superior de escolaridade: esse é o pré-requisito básico para uma boa colocação profissional. Nos dias de hoje, sem um curso superior, é praticamente impossível ter um emprego que ofereça melhores condições de trabalho como remuneração compatível com o mercado, atividades inerentes à área de formação, benefícios e oportunidades de carreira. E, para se ter competitividade perante aos demais profissionais, não basta a graduação, uma pós-graduação e um curso de línguas, por exemplo, também são muito importantes.

Mais que conhecimentos genéricos, ser um especialista conta sempre muitos pontos! Porém, na correria do dia a dia, com tantos compromissos e horários, as dificuldades encontradas para se qualificar são muitas. Sem contar aquelas pessoas que não moram nos grandes centros urbanos e esbarram ainda em um outro dificultador: a distância das universidades e escolas. Mas o mercado não está interessado em como você se especializará. O que as empresas querem é um profissional com nível superior e qualificação! Você já pensou em como driblar essas dificuldades e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho? A metodologia EAD (Ensino à Distância) é uma ótima alternativa para você. Entenda o motivo:

O que é e como funciona a metodologia EAD

Os cursos que utilizam a metodologia do Ensino a Distância (EAD) são validados pelo MEC (Ministério da Educação), assim como os cursos presenciais. As aulas são ministradas pela internet, com professores - ou tutores, como são chamados nesta modalidade de ensino - disponíveis em horários específicos para esclarecer dúvidas e questionamentos.

Os materiais didáticos são disponibilizados no formato de arquivos para download ou em bibliotecas virtuais. O MEC exige que, no caso dos cursos de graduação, pelo menos 20% das aulas seja realizado de forma presencial. Para facilitar a vida dos alunos, as instituições costumam concentrar esse percentual de aulas num período específico, como os meses de férias tradicionais, por exemplo ou aos finais de semana para a aplicação de testes.

Tipos de cursos a distância

Muitas instituições presenciais oferecem opções de cursos EAD, tanto de graduação como de pós-graduação. Este número não para de crescer! Existem ainda faculdades totalmente online, que só ofertam aulas a distância. Cursos de línguas, como inglês e espanhol por exemplo, também são muito comuns nesta modalidade de ensino.

Além disso, também é possível encontrar cursos técnicos e até mestrados, além de especialidades para ingressar em instituições de ensino, concursos públicos (cursos preparatórios) e outros apenas para aprimorar habilidades diversas.

O que é preciso para estudar a distância

Se você pretende fazer um curso de graduação a distância, precisa ter o ensino médio completo e prestar o exame seletivo para ingressar na universidade - da mesma forma como é realizado nos cursos presenciais. Já para os cursos de pós, precisa apenas ter a graduação completa. E para os cursos de línguas, a princípio, não existem pré-requisitos ou, quando existem, eles são específicos de cada escola.

Além disso, é necessário ter uma infraestrutura básica montada em casa, com computador, acesso à internet banda larga e, se possível, impressora - em alguns casos pode ser necessário. Nada muito robusto, mas de boa qualidade para não prejudicar o seu aprendizado.

Por que devo optar pelos cursos EAD?

São muitas as vantagens dos cursos a distância, principalmente para quem tem pouca disponibilidade de tempo e horários, ou menos recursos disponíveis para o investimento, mas não quer deixar de se qualificar. Para você conhecer um pouco mais sobre eles, reunimos aqui 10 benefícios para quem opta por fazer um curso EAD:

1. Flexibilidade de horários;

2. Autonomia nos estudos;

3. Redução da necessidade de deslocamento;

4. Otimização de tempo;

5. Mensalidades com custos inferiores;

6. Reconhecimento do mercado;

7. Economia com transporte e alimentação;

8. Diploma idêntico ao de um curso presencial;

9. Validação do MEC para cursos superiores;

10. Agilidade no aprendizado.

Quando estiver em dúvida sobre o porquê escolher um curso com metodologia EAD, lembre-se dos benefícios acima e tenha em mente que a qualidade do ensino a distância é a mesma de um curso presencial. Acima de tudo, avalie que para o mercado de trabalho o mais importante é você ter qualificação, independentemente do método escolhido. Por isso, optar por curso EAD é uma ótima relação de custo/benefício!

ead
Compartilhar
Publicidade
Publicidade