PUBLICIDADE

Os 5 Melhores Cursos para trabalhar na área de petróleo e gás

Conheça agora os cinco melhores cursos para trabalhar na área de petróleo e gás!

14 fev 2017 - 11h27
(atualizado em 16/2/2017 às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de produção de petróleo e operação de plataformas, refinarias e petroquímicas estão em crescimento no Brasil, principalmente depois da descoberta de petróleo na camada do pré-sal. Com isso cresce também a procura por profissionais técnicos com formação em petróleo e gás.

As áreas de produção de petróleo e operação de plataformas, refinarias e petroquímicas estão em crescimento no Brasil, principalmente depois da descoberta de petróleo na camada do pré-sal.
As áreas de produção de petróleo e operação de plataformas, refinarias e petroquímicas estão em crescimento no Brasil, principalmente depois da descoberta de petróleo na camada do pré-sal.
Foto: Mundo vestibular

Esse profissional, habilitado em várias áreas, pode atuar em grande parte da cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas. Também atua na área de suporte das indústrias, nas áreas de controle de qualidade de produtos e de segurança, meio ambiente e saúde.

O curso técnico capacita o estudante nos setores de operação, monitoramento e controle de utilidades, focando nas atividades ligadas ao processo de refino de petróleo.

Conheça agora os cinco melhores cursos para trabalhar na área de petróleo e gás!

1. Operador de plataforma de petróleo

O operador de plataforma de petróleo é responsável por operar as plataformas marinhas de perfuração de petróleo. Além disso, aprende a trabalhar no transporte e armazenamento de petróleo, e no auxílio a outras equipes de produção petrolífera.

O operador de plataforma de petróleo trabalha para produzir, transportar e armazenar o petróleo. Na área de produção de petróleo, esse profissional atua com sondas, na prospecção, ou seja, com a procura de petróleo no leito marinho. É possível a ele atuar também na indústria petroquímica, com petróleo e gás.

Há cursos técnicos de formação de operador de plataforma nas escolas do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em várias cidades do país.

2. Petroquímica

Responsabilidade ambiental e respeito às normas de segurança e meio-ambiente são a base da formação do técnico em petroquímica. Este profissional trabalha com operação, monitoramento e controle de processos petroquímicos e sistemas de utilidades, além de realizar análises químicas dos produtos com foco em sua qualidade e alinhamento com as exigências de mercado.

O profissional formado em Petroquímica pode atuar em empresas petroquímicas, estações de tratamento de água e de efluentes das indústrias e em laboratórios de ensaios e controle de qualidade de derivados de petróleo.

Além do SENAI, escolas filiadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertam o curso em nível nacional. A grade curricular é composta por disciplinas como química, gestão ambiental, tecnologias de processos de refino, logística e operações de máquinas e equipamentos da indústria.

3. Refrigeração e Climatização

O profissional formado em Refrigeração e Climatização está habilitado a elaborar e supervisionar projetos de instalação e manutenção de equipamentos, em indústrias, empresas e oficinas da área de refrigeração e climatização.

Fundamentado em preservar o meio ambiente, o curso permite que o profissional trabalhe com climatização, refrigeração e condicionamento de ar residencial, por meio de conhecimentos como compressores, evaporadores, tubulação, circuito elétrico, refrigeração automotiva e terrestre.

O mercado de trabalho inclui desde indústrias e assistências técnicas a comercialização de produtos e equipamentos, atuando com manutenção e instalação. Nas grandes indústrias, seu papel é fundamental, pois os equipamentos devem estar sempre bem regulados para não causar prejuízos.

4. Petróleo e gás

O curso técnico de Petróleo e Gás forma profissionais que podem atuar na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas indústrias de petróleo e gás, desempenhando atividades de apoio aos negócios, implantação e operacionalização das modernas tecnologias nas unidades da indústria de petróleo e gás.

Nas organizações ligadas ao segmento petróleo e gás este profissional pode trabalhar como supervisor de produção de petróleo e gás, gerente de logística no segmento petróleo e gás e gerente de comercialização do petróleo e seus derivados.

O curso de petróleo e gás, assim como os outros relacionados, também é oferecido pelas unidades do SENAI e pela Universidade Paulista (UNIP).

5. Sistemas a Gás

O curso de nível técnico capacita estudantes a operar e controlar sistemas a gás e montar sistemas a gás com base em projetos tudo com de acordo com as normas técnicas e de segurança.

O profissional de Sistemas a Gás seleciona componentes para instalações de gás, executa manutenção em sistemas a gás e presta assistência técnica para compra e venda de materiais, componentes e equipamentos de sistemas a gás.

Sua atuação concentra-se na cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas.

E você, já decidiu se deseja atuar na área de petróleo e gás? Então conte para a gente qual curso mais o atraiu!

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade