PUBLICIDADE

Oito dicas para incentivar o hábito da leitura

Iniciar com livros pequenos e ter um dicionário ao lado ajudará a manter um ritmo bom de leitura

1 abr 2016 - 17h17
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas desejam criar o hábito da leitura diária, mas, por uma série de fatores, não conseguem colocar essa ideia em prática. Confira algumas dicas para motivar-se e começar a ler hoje mesmo.

Prática de leitura: ao iniciar o hábito de leitura, é importante que você comece com livros pequenos e mais simples. Com o passar do tempo, escolha outros com mais páginas e até mesmo com temas mais complexos. Você deve inserir sua leitura em sua rotina diária. Priorize-as, não espere ter um tempo livre para ler, pois você pode acabar destinando esse tempo a outras atividades. Aproveite os intervalos do seu dia, como a hora do almoço ou o trânsito para adiantá-las.

Foto: iStock

Diversidades: busque leituras de conteúdos novos, escritores diferentes e amplie seu horizonte. Não fique focado apenas em um determinado assunto. Quanto mais conteúdo você souber, mais fácil fica sua próxima leitura.

Anotações: ao ler, grife partes interessantes, faça anotações, anote dúvidas que o escritor possa responder ao longo do texto. Não seja um leitor monótono, crie ideias para aprimorar sua leitura.

Ânimo: se você estiver desmotivado, leia sobre assuntos que admira, gosta, mas já tenha em mente a sua próxima obra. Estabeleça metas!

Tempo: tenha seu ritmo pessoal, não precisa correr nas suas leituras, tenha seu próprio tempo, melhorando gradativamente seu prazo. Mas cuidado para não ler devagar demais e ficar desmotivado.

Pesquise: quando escolher algum livro de tema desconhecido, dê uma pesquisada antes sobre o conteúdo para ter uma base melhor no momento da leitura. Assim você evitará frustações e aproveitará melhor o que o autor tem a transmitir.

Vocabulário: tenha sempre um dicionário ao seu lado, mesmo que você entenda muito da língua portuguesa, o dicionário o ajudará a aprimorar seu vocabulário, ter maior compreensão exata das palavras e simplificará frases complexas.

Não use os lábios: algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto leem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso, só faça quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta, significativamente, o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.

Fonte: Exato Vestibulares
Compartilhar
Publicidade
Publicidade