PUBLICIDADE

MEC divulga regras do Sisu para cursos técnicos

1 ago 2013 - 13h53
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação (MEC) publicou portaria nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, que estabelece as regras do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A seleção dos estudantes será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a portaria, as instituições de ensino poderão participar do Sisutec mediante adesão prévia para a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos. O programa será gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. O calendário da primeira edição ainda não foi divulgado.

Cada instituição que deseja aderir ao Sisu deverá apresentar ao MEC uma proposta de cursos participantes, com os respectivos

turnos, períodos de ingresso e número de vagas; informar as eventuais bonificações à nota do estudante no Enem decorrentes de políticas específicas de ações afirmativas adotadas pela instituição; informar as notas mínimas e os pesos eventualmente estabelecidos para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno.

Na manhã de hoje, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que o lançamento oficial do programa será feito na próxima semana. De acordo com o ministro, a quantidade de vagas passará por grande ampliação e contará com a participação das melhores escolas da área.

"Dentro do Sisu, além das vagas nas universidades públicas, vamos fazer grande oferta de vagas no ensino tecnológico profissionalizante", disse Mercadante após participar de cerimônia de entrega de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola para o Distrito Federal.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Fonte: Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade