Mitos da Ciência

Os buracos negros sugam tudo que estiver ao seu redor?

De acordo com o professor Roberto Boczko, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, os buracos negros sugam tudo que estiver ao seu redor até uma certa distância. "Esta distância é chamada horizonte de eventos, e tudo que estiver dentro dessa região é sugado", afirma.

O horizonte de eventos, segundo o professor, é calculado de acordo com a fórmula de Schwarzschild, R = 2 G M / C² , na qual R é o raio do horizonte de eventos, G é a constante da gravitação universal, M é a massa contida no buraco negro e C é a velocidade da luz no vácuo.

"Se o sol pudesse ser concentrado como um buraco negro, seu raio seria de 3 km, ou seja, tudo que estivesse dentro desses 3 km seria sugado pelo sol", explica Boczko. E o que estiver fora dessa região? "O que está fora do horizonte de eventos pode ser sugado ou não, dependendo da velocidade em que o objeto se move", explica Bockzo. Ou seja, o objeto em questão pode ser apenas desviado de seu curso, não sendo absorvido pelo buraco negro.

Fotos: Getty Images