Dicas de quem fez uma redação nota máxima

Lais Inoue Kurush, hoje estudante de engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), alcançou 1 mil pontos na redação do Enem de 2012. Mesmo tendo se baseado praticamente no enunciado da prova para desenvolver o texto, a estudante, que teve média geral de 788 pontos, considera essencial estar atento a assuntos pertinentes para se dar bem na redação. "Com foco do texto em atualidades, os candidatos devem ler livros, revistas, jornais, para ter uma noção melhor na hora da prova, Eu, por exemplo, comprava jornais todos domingos para me informar", comenta Lais.

Surpreendida pelo tema, a candidata não esperava ter tirado nota máxima. "Na hora até deu um pouco de desespero, mas depois de parar para pensar e analisar o tema, consegui desenvolver melhor", conta. Passado o nervosismo de ver um tema que não esperava, Lais relembrou das notícias que havia visto e lido para formular a proposta de intervenção, uma exigência da prova, segundo a qual o estudante deve elaborar propostas para resolver um problema. "Sempre via na televisão que muitos haitianos estavam vindo para o Brasil, mas que não tinham condições adequadas para ficar. Por isso, pensei que o certo seria criar medidas para a permanência deles por aqui", afirma.

Manter a calma

Na véspera da redação, não adianta querer treinar ou se cansar com mil leituras. A estudante de engenharia química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beatriz Guillon Ribeiro Delorme (na foto ao lado), também tirou nota mil em sua redação em 2012. Ela conta que, um dia antes da prova, o melhor a se fazer é descansar e se distrair. “As provas do Enem dependem muito do estado de espírito do aluno, se ele está tranquilo ou não. Na véspera da prova eu procurei ficar calma, cuidar da saúde, descansar”, conta.

No dia da prova, Beatriz aconselha que o aluno comece pela matéria em que ele tem mais confiança, o que ajuda a manter a calma. Se começar pelo mais difícil, o estudante corre o risco de ficar nervoso e começar a errar naquilo que ele domina, diz. A aluna montou sua própria estratégia para construir um texto nota mil.

Ela começou lendo todos os textos de apoio e destacou neles o que mais chamava sua atenção e o que pudesse utilizar em seus argumentos. Ali mesmo ela começou a fazer um planejamento do que iria escrever. Depois pensou na tese que apresentaria e nos argumentos que a sustentariam. Fez um roteiro na folha de rascunho com as ideias que colocaria em cada parágrafo. Depois disso, foi para a folha da prova e desenvolveu seus pensamentos, sem descuidar da norma culta.

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