PUBLICIDADE

Fies vale para EAD?

Descubra se é possível usar o financiamento do Governo Federal, o FIES, para pagar a faculdade a distância!

15 ago 2016 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um iniciativa do Governo Federal que financia cursos superiores em instituições privadas a juros baixos. O programa é destinado a pessoas de baixa renda e oferece vagas em faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Desde que foi criado, o FIES já passou por várias mudanças. A cada semestre, quando abrem as inscrições para novos financiamentos, muita gente se pergunta se pode contar com essa ajuda para pagar cursos superiores a distância.

Afinal, o FIES vale para EAD? Descubra a seguir!

Posso usar o FIES para pagar faculdade EAD?

A demanda por financiamento para cursos EAD é antiga e crescente. Existem hoje no Brasil mais de um milhão de estudantes matriculados em cursos a distância, de acordo com o último Censo da Educação Superior. Universitários e instituições vêm pedindo ao Governo que estenda o FIES para cursos EAD.

A expectativa é grande e o MEC já sinalizou que pretende ampliar o FIES para financiar cursos EAD no futuro, mas por enquanto o programa está focado em cursos presenciais.

Na

verdade, em vez de ampliar, as recentes mudanças do FIES limitaram o número de vagas disponíveis e tornaram mais rígidas as regras de participação.

Quem pode participar do FIES?

A partir de 2015, o FIES incluiu uma nova etapa no processo de financiamento. Agora os candidatos precisam passar por um processo seletivo que usa como critério o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pode participar do FIES quem:

-Fez qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

-Tem renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

As inscrições abrem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. A distribuição das vagas depende do orçamento do MEC e prioriza cursos em microrregiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e alta demanda por graduações. As áreas prioritárias para o Governo Federal, que recebem mais recursos, são Saúde, Engenharia e Formação de Professores.

Como pagar a faculdade EAD?

Enquanto não sai o FIES para EAD, quem quiser fazer um curso de graduação a distância pode tentar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

São duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre, com vagas para cursos superiores presenciais e a distância (EAD). As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) e a classificação é feita de acordo com a nota do Enem.

O ProUni também é destinado a quem mais precisa de ajuda para pagar a faculdade. Pode participar quem ainda não tiver um diploma de nível superior e comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. É obrigatório cumprir também alguns requisitos de formação e ter feito a edição mais recente do Enem, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

As inscrições para o ProUni são gratuitas e devem ser feitas no site oficial do Programa.

A oferta de bolsas do ProUni muda todo semestre. Próximo ao período de inscrições, o MEC divulga a lista com todos os cursos disponíveis, vagas destinadas a cotas e ampla concorrência,

bolsas parciais e integrais, bem como todas as instituições participantes.

Outra opção para quem está com o orçamento apertado é recorrer a um empréstimo estudantil privado. São várias opções no mercado e muitas delas financiam cursos EAD. Mas atenção: mesmo usando créditos universitários que anunciam "taxa de juros de 0%", na prática você terá que pagar de volta um valor maior do que as mensalidades financiadas, pois o contrato prevê

taxas administrativas. É um recurso a considerar caso você tenha um problema financeiro temporário e saiba que vai conseguir saldar as parcelas no prazo previsto. Antes de recorrer a um crédito privado, informe-se bem sobre as condições e avalie se você vai poder cumprir com suas obrigações. Cuidado para não acumular dívidas!

Veja também:

ProUni vale para curso EAD? 

Está buscando ajuda para pagar a faculdade EAD? Conte para a gente nos comentários!

ead
Compartilhar
Publicidade
Publicidade