PUBLICIDADE

FIES: estudantes têm até sexta para concluirem inscrição para lista de espera

Descubra a seguir como conseguir uma vaga remanescente do FIES ainda no primeiro semestre de 2017!

2 mar 2017 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda há esperança para aqueles que não foram aprovados em primeira chamada no FIES 2017. Veja como proceder!

As vagas remanescentes são aquelas que por motivos diversos não foram ocupadas na primeira chamada do FIES.
As vagas remanescentes são aquelas que por motivos diversos não foram ocupadas na primeira chamada do FIES.
Foto: Guia da carreira

Quem participou do FIES 2017 ainda tem chances de descolar um financiamento estudantil a juros baixos!

Até março a disputa vai rolar entre aqueles que ficarem em lista de espera. Para renovar as esperanças de conseguir o benefício, você só precisa ficar bem ligado nas datas e procedimentos.

No FIES a lista de espera é automática e a qualquer hora o candidato pode ser chamado.

Descubra a seguir como conseguir uma vaga remanescente do FIES ainda no primeiro semestre de 2017!

O que são vagas remanescentes?

As vagas remanescentes são aquelas que por motivos diversos não foram ocupadas na primeira chamada do FIES. Muitos participantes não conseguem comprovar a documentação exigida, por exemplo. Outros desistem no meio do processo. Alguns mudam de curso e por aí vai.

O que sobra vai para a disputa entre os candidatos que entraram em lista de espera.

Quando abre a lista de espera do FIES 2017?

A relação dos candidatos que ficaram em lista de espera foi divulgada junto com o resultado do FIES 2017, que saiu no dia 13 de fevereiro.

Quem pode disputar uma vaga remanescente do FIES 2017?

Só pode disputar vaga remanescente pela lista de espera quem participou da seleção regular (entre os dias 7 e 10 de fevereiro) do FIES em 2017.

Aqueles que não se inscreveram antes não poderão participar desta etapa.

No FIES, a lista de espera é automática, portanto não dá para incluir o nome ou manifestar interesse em participar, como acontece no ProUni.

O que fazer para concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2017

O candidato que ficar em lista de espera do FIES 2017 tem uma tarefa pela frente: todos os dias, de 14 de fevereiro a 3 de março, é preciso acessar o site oficial do FIES  para checar se foi chamado.

Se isso acontecer, é preciso correr. O MEC dá um prazo bem curto para que o candidato dê conta das etapas posteriores. Veja como é:

-Depois da convocação, o candidato terá cinco dias corridos para entrar no SisFIES e prestar mais algumas informações exigidas pelo MEC.

-Depois do cadastro no SisFIES, o candidato precisa ir até a faculdade onde conseguiu bolsa e apresentar originais e cópias dos documentos necessários para formalizar a inscrição no FIES. O prazo para fazer isso é de até 10 dias corridos depois da inscrição no SisFIES.

-Em seguida, o candidato terá que ir ao agente financeiro (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) para formalizar o financiamento, também dentro de um prazo de 10 dias.

Se o seu nome não aparecer na lista de espera, não desanime!

Se por acaso seu nome não estiver entre os aprovados em primeira chamada nem na lista de espera, ainda há alternativas para conseguir entrar na faculdade no primeiro semestre de 2017.

Uma delas é tentar o financiamento diretamente na instituição de ensino onde quer estudar. Há diversas opções, algumas inclusive sem juros.

Outra é buscar uma bolsa parcial de descontos. Alguns sites, como o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil, oferecem ofertas em cursos das mais diferentes áreas de conhecimento - e durante o ano todo.

Se der para esperar até o semestre que vem, os candidatos que fizeram o Enem 2016 vão poder concorrer no Sisu do segundo semestre de 2017 (que oferece vagas em universidades públicas), no ProUni 2017 (bolsas de estudos) e no próprio FIES, que deve acontecer novamente entre julho e agosto.

Faculdades que aceitam o FIES

A seguir, preparamos uma lista com algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que oferecem financiamento pelo FIES e participam de diversos outros programas de incentivo.

Conheça:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade