PUBLICIDADE

FIES abre inscrição para vagas remanescentes nesta segunda; confira datas

Vamos revelar tudo sobre a disputa por uma vaga remanescente do FIES 2017. Confira!

20 mar 2017 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira edição do FIES 2017 aconteceu entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Milhares de estudantes se inscreveram na esperança de conseguir um dos cerca de 150 mil financiamentos estudantis disponibilizados em faculdades particulares de todo o País.

O prazo para concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2017 começa no dia 20 de março e vai até maio!
O prazo para concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2017 começa no dia 20 de março e vai até maio!
Foto: Mundo vestibular

No dia 13 de fevereiro o resultado foi ao ar. Quem conseguiu o financiamento logo de cara precisou correr para dar conta de todos os procedimentos de contratação do financiamento.

Se você não conseguiu uma vaga, fique atento: vamos revelar tudo sobre a disputa por uma vaga remanescente do FIES 2017. Confira!

Como funcionam as vagas remanescentes do FIES 2017?

As vagas remanescentes são as que sobram quando candidatos aprovados em primeira chamada e em lista de espera não concluem os procedimentos de cadastro, comprovação de documentos e assinatura do contrato. Os motivos variam bastante: às vezes não conseguem reunir a documentação necessária, não efetuam os procedimentos corretamente, têm algum impedimento legal, encontram vaga em outros cursos, etc.

É impossível dizer quantas vagas sobrarão nesta edição do FIES. Como o número geral de financiamentos diminuiu em relação ao ano passado, talvez fique mais difícil conseguir - mas é preciso manter a esperança viva até o final.

Período para disputar uma vaga remanescente do FIES 2017

O prazo para concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2017 começa no dia 20 de março e vai até maio!

No entanto, é preciso ficar de olho no cronograma - cada situação (com ou sem diploma, para disputar vaga em um curso no qual não está matriculado ou já está matriculado) tem um prazo diferente de inscrição.

Pode participar da disputa qualquer pessoa que se enquadre nos critérios do FIES: ter feito o Enem (qualquer edição a partir de 2010), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação; e ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O processo seletivo de vagas remanescentes está aberto a quem participou e a quem não participou do processo regular do primeiro semestre de 2017.

Cronograma de inscrição para uma vaga remanescente do FIES 2017

Os prazos dependem da situação do estudante. Confira:

-20 a 24 de março:

quem ainda não for graduado, se inscreveu no processo regular e não conseguiu passar.

-22 a 24 de março:

quem já for graduado, se inscreveu no processo regular e não conseguiu passar.

-25 a 31 de março:

quem ainda não for graduado e quiser se inscrever em uma vaga para curso no qual não esteja matriculado.

-27 a 31 de março:

quem já for graduado e quiser se inscrever em uma vaga para curso no qual não esteja matriculado.

-25 de março a 22 de maio:

quem ainda não for graduado e tentar vaga de financiamento em curso no qual já está matriculado.

-27 de março a 22 de maio:

quem já for graduado e tentar vaga de financiamento em curso no qual já está matriculado. As inscrições são feitas no site oficial do FIES Seleção e devem ser concluídas, nos dois dias subsequentes, no SisFIES.

E quem não conseguir uma vaga remanescente do FIES 2017?

Se você ficou de fora do FIES, não precisa se desesperar. Há algumas alternativas interessantes no mercado que podem ser bem úteis para quem pretende começar 2017 dentro de uma sala de aula!

Os mais comuns são:

-Financiamentos privados em bancos ou nas próprias instituições - muitas oferecem programas de parcelamento facilitado, sem juros e sem burocracia.

-Bolsas de descontos em sites como o Quero Bolsa  e o Educa Mais Brasil.

-Tentar um curso a distância (se houver disponibilidade para a graduação que você quer fazer) - que geralmente custa bem mais barato que o presencial e tem horários flexíveis.

-Ver quais são as políticas de descontos e convênios nas faculdades - que às vezes tornam a mensalidade bem mais acessível.

Se não houver pressa de entrar já na faculdade, dá para esperar a segunda edição do Sisu (vagas em faculdades públicas), do ProUni (bolsas de estudos em faculdades particulares) e do próprio FIES, que devem acontecer entre junho e agosto de 2017. Basta observar se você se encaixa nos requisitos exigidos para se inscrever em cada um deles.

Faculdades que aceitam o FIES e oferecem benefícios

A seguir listamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem vagas pelo FIES e também facilitam a vida de quem quer fazer um curso superior mas está com o bolso apertado.

Conheça:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade