PUBLICIDADE

Feriado em SP! Mas o que foi a Revolução Constitucionalista?

Que feriado é dia 9 de julho? Nesta data, em São Paulo, é celebrado o Dia da Revolução Constitucionalista, ocorrida na década de 1930.

9 jul 2015 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabe por que hoje é feriado em todo o Estado de São Paulo? Trata-se do Dia da Revolução Constitucionalista, ocorrida em 9 de julho de 1932, um movimento contra o primeiro governo de Getúlio Vargas (ocorrido entre 1930 e 1945). As informações são da Aprende!, parceira do Terra Apoio Escolar.

Cartaz do M.M.D.C. utilizado para recrutar jovens para o movimento em 1932
Cartaz do M.M.D.C. utilizado para recrutar jovens para o movimento em 1932
Foto: Arquivo Pessoal

Antes do golpe de Estado que colocou Vargas no poder, em 1930, o Brasil era regido pela “política do café com leite”, pela qual as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revezavam na presidência do País.

Quando assumiu, o gaúcho Vargas nomeou interventores nos Estados. Os paulistas não aceitaram um interventor de fora de São Paulo e se rebelaram contra os novos rumos da política brasileira.

M.M.D.C.

O estopim da Revolução Constitucionalista foi a morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade, durante a tentativa de invasão da sede de um jornal favorável ao regime varguista, em 23 de maio de 1932.

A sigla M.M.D.C., que remete às iniciais dos nomes pelos quais os estudantes mortos eram conhecidos (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), se transformaram no símbolo do movimento, como mostra o cartaz de convocação de voluntários para a Revolução Constitucionalista, do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Rendição paulista

Entre os meses de julho e outubro de 1932, as ruas de São Paulo foram o cenário de conflitos entre os revoltosos e as tropas do governo federal. O movimento, que exigia a promulgação de uma nova Constituição, fracassou no dia 1º de outubro de 1932, quando foi assinada a rendição que pôs fim à Revolução. Os principais líderes da revolta tiveram os seus direitos políticos cassados e foram deportados para a Europa.

Obelisco do Ibirapuera

Obelisco do Ibirapuera homenageia estudantes e combatentes mortos na Revolução de 32
Obelisco do Ibirapuera homenageia estudantes e combatentes mortos na Revolução de 32
Foto: iStock

Um dos monumentos mais emblemáticos de São Paulo faz referência à Revolução de 9 de julho de 1932. Trata-se do Obelisco do Ibirapuera, oficialmente chamado Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32. Lá estão sepultados os corpos de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo e de outros 713 mortos durante o movimento paulista anti-Vargas.

O Obelisco, que tem 72 metros de altura, está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, no Parque do Ibirapuera. O monumento foi feito em mármore e inaugurado em 9 de julho de 1955, com projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e execução do engenheiro alemão radicado no Brasil Ulrich Edler.

Fonte: Aprende!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade