PUBLICIDADE

Estudantes aprovados do ProUni têm até hoje para comprovar dados

Veja a seguir todos os documentos necessários para o ProUni!

13 fev 2017 - 13h23
(atualizado em 16/2/2017 às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Descubra que documentação você precisa providenciar para conseguir a bolsa do ProUni!

O ideal é deixar tudo pronto antes mesmo de se inscrever, pois os prazos são curtos e quem não cumprir as datas perde a vaga!
O ideal é deixar tudo pronto antes mesmo de se inscrever, pois os prazos são curtos e quem não cumprir as datas perde a vaga!
Foto: Guia da carreira

Na empolgação de participar do processo seletivo para conquistar uma bolsa de estudos, muita gente se esquece de providenciar os documentos necessários para concluir os procedimentos e ganhar de fato o benefício do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Se você está pensando em concorrer a uma bolsa pelo ProUni, não custa dar uma olhada na documentação pedida para a matrícula. O ideal é deixar tudo pronto antes mesmo de se inscrever, pois os prazos são curtos e quem não cumprir as datas perde a vaga!

Veja a seguir todos os documentos necessários para o ProUni!

Quais os documentos necessários para se inscrever no ProUni?

Para fazer a inscrição no ProUni, você vai precisar de seu número de inscrição e senha do Enem mais recente.

Em seguida, será necessário preencher algumas informações sobre seu grupo familiar, inclusive a renda de cada um (que pode ser salário, remuneração de autônomo, pensão, aposentadoria, aluguel, etc.).

A inscrição é totalmente feita pela internet e nesse momento não é necessário apresentar nenhum documento. No entanto, é importante ter todas as informações à mão, pois caso seja selecionado você precisará comprovar os dados que preencheu.

Quando precisa apresentar a documentação para o ProUni?

O ProUni exige a apresentação de documentos quando o candidato é pré-selecionado para receber uma bolsa. É a chamada fase de comprovação de informações, com prazo de poucos dias entre uma convocação e outra.

Essa comprovação é feita na faculdade onde o estudante conseguiu a bolsa e, sem ela, a matrícula não pode ser efetivada. Ou seja, quem não conseguir comprovar as informações no prazo determinado perde a vaga e cede o lugar para o próximo colocado.

Quais são os documentos que preciso apresentar para conseguir a bolsa do ProUni?

Quem for selecionado, seja na primeira convocação, segunda chamada ou vaga remanescente (lista de espera), tem um prazo para comparecer à faculdade e comprovar uma série de informações.

O candidato deve levar originais e cópias simples de alguns documentos:

Identificação do candidato e membros do grupo familiar

O coordenador do ProUni da faculdade vai pedir apenas um destes documentos (a menos que tenha dúvidas e necessite de alguma comprovação adicional):

-Carteira de Identidade (RG)

-Carteira Nacional de Habilitação

-Carteira funcional

-Identidade militar

-Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), se for o caso

-Passaporte emitido no Brasil

-Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Comprovantes de residência

Poderá ser solicitado um dos comprovantes a seguir, em nome do bolsista ou de um membro do grupo familiar:

-Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel)

-Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc. em nome do proprietário

-Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc. em nome do proprietário

-Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

-Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB)

-Contracheque emitido por órgão público

-Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional

-Fatura de cartão de crédito

-Extrato ou demonstrativo bancário de conta corrente ou de poupança

-Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira

-Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

-Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Comprovantes de rendimentos

O futuro bolsista deverá apresentar comprovantes de rendimentos de todos os integrantes do grupo familiar que tenham algum tipo de renda. Esses comprovantes dependem do tipo de atividade (assalariado, autônomo, trabalhador rural, etc.). É o coordenador do ProUni quem decide que documento deverá ser apresentado em cada caso.

Você pode conferir a lista completa, com todas as documentações possíveis, no site do ProUni.

Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais

São solicitados apenas caso um dos pais não tenha sido incluído no grupo familiar do bolsista por motivos de separação, divórcio ou óbito. Em caso de dúvida, consulte o coordenador do ProUni da sua faculdade.

Comprovante de pagamento de pensão alimentícia

Solicitado apenas quando o valor tiver sido abatido da renda bruta de algum membro do grupo familiar. Neste caso, pode ser uma cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia.

Comprovantes de Ensino Médio

Além do certificado de conclusão do ensino médio, é preciso apresentar comprovantes de que estudou em escola pública ou em escola particular como bolsista integral. Os detalhes e condições você pode consultar no site do ProUni.

Outros casos

Pessoas com deficiência devem apresentar o laudo médico atestando o tipo e o grau de deficiência, com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Professores da rede pública da educação básica devem comprovar o efetivo exercício do magistério como integrante de quadro de pessoal permanente da instituição.

Quem pode se inscrever no ProUni

O ProUni usa a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas de estudos em faculdades privadas de todo o Brasil.

Para se inscrever, é obrigatório cumprir requisitos de renda familiar máxima e formação escolar, além de ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Quem já tem diploma de nível superior não pode concorrer a uma bolsa do ProUni.

Faculdades que participam do ProUni

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que costumam participar do ProUni:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade