PUBLICIDADE

Estudantes aprendem a lançar foguete em encontro científico em SP

11 nov 2013 - 18h00
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Entre as atividades, está o lançamento de foguetes feitos com garrafas PET
Entre as atividades, está o lançamento de foguetes feitos com garrafas PET
Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira a 9º edição da Jornada Espacial, que acontece até o dia 16 em São José dos Campos (SP). No evento, os participantes vão aprender ciência espacial com astrônomos, pesquisadores e engenheiros, além de conhecer o Polo de Tecnologia Aeroespacial da cidade.

A seleção dos estudantes para o encontro se deu a partir do desempenho deles nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesse ano, a OBA contou com 775.025 mil jovens de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todas as regiões do País.

Os alunos vão assistir a palestras sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações.  Terão ainda oficinas didáticas, visitarão as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Outros locais visitados serão o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Os jovens ainda vão aprender nas oficinas a construir e lançar foguetes de garrafas PET e a interpretar imagens de satélites. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), eles vão conhecer foguetes de sondagem nacionais e a maquete, em tamanho real, do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

De acordo com José Bezerra Pessoa Filho, engenheiro aeroespacial do IAE, a iniciativa permite mostrar à sociedade brasileira, o esforço que vem sendo feito no setor aeroespacial: “Muitos desconhecem o enorme conhecimento do país nesse segmento. O Brasil pretende avançar ainda mais no desenvolvimento científico tecnológico”, enfatiza.

Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 16 de maio de 2014. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, de Foguetes e do Space Camp (Acampamento Espacial).

Da escola pública a Harvard: olimpíadas mudam destinos de campeões
Olimpíadas escolares

Meninos e meninas que não sonhavam em fazer um curso superior contam como as olimpíadas escolares transformaram suas vidas. As competições de matemática, física, biologia revelam talentos e ajudam a alavancar o Brasil no cenário mundial do conhecimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade