PUBLICIDADE

Escolas que homenageiam Diego Hypolito e Arthur Nory são inauguradas no Rio

8 set 2016 - 17h19
Compartilhar
Exibir comentários

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) entregou nesta semana para a Prefeitura do Rio a Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Diego Matias Hypólito e o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Medalhista Olímpico Arthur Nory Oyakawa Mariano.

A primeira, que homenageia o medalhista de prata na ginástica artística no solo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, vai atender 840 estudantes, enquanto o EDI, batizado com o nome do ganhador do bronze na mesma prova, atenderá 300 alunos, totalizando 1.140 beneficiados.

Com isso, passa para 22 o número de escolas entregues pela CNO no programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, todas na Zona Oeste. O terceiro lote do programa, que é de responsabilidade da empresa, irá construir 28 novas unidades escolares, que totalizam 456 novas salas de aula com capacidade para atender mais de 13 mil alunos dos bairros de Realengo, Magalhães Bastos, Campo Grande, Inhoaíba, Santíssimo e Cosmos.

Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio, responsável por todo o programa, é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da Rede Municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Entre as medidas adotadas para alcançar a meta está o Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. Até dezembro, terão sido entregues este ano 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã.

Para a construção das unidades escolares do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, a metodologia construtiva adotada é a de estrutura em pré-moldados de concreto, que permite agilidade no processo de edificação das escolas, bem como evita o desperdício de material. No lote da Construtora Norberto Odebrecht estão sendo utilizados mais de 8 mil peças pré-moldadas de concreto.

"Com o objetivo de evitar imprevistos, foram realizadas reuniões semanais de planejamento com o fabricante para garantir que todas as peças fossem entregues nos locais determinados e de acordo com o cronograma de obra. Criou-se um programa que tornou o planejamento e a logística mais acessível. Assim, não ocorreu ociosidade dos equipamentos nos canteiros", explica Rogério Dourado, diretor de contrato da Construtora Norberto Odebrecht.

Após a fase de montagem da estrutura em pré-moldados, são instalados os painéis termoacústicos, que substituem a metodologia tradicional em alvenaria de bloco, emboço e reboco. O sistema desses painéis possibilita o isolamento acústico e térmico das salas de aula, garantindo mais eficiência no uso de aparelhos de ar-condicionado. Nas fachadas das escolas são instalados os brises metálicos e perfurados, que garantem ambientes mais ventilados e com maior controle de luminosidade, reduzindo a incidência de raios solares e proporcionando maior conforto térmico no interior das salas.

As unidades escolares são dotadas de reservatórios de água potável capazes de suprir a demanda das unidades de ensino por até três dias, caso haja algum problema de interrupção de abastecimento de água na região.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade