PUBLICIDADE

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

Descubra se sua nota no Enem é suficiente para passar no Sisu

14 fev 2017 - 11h27
(atualizado em 5/10/2022 às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Você certamente já se perguntou o quanto teria que estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim de conseguir uma vaga em alguma universidade pública através do Programa de Seleção Unificada do Governo Federal, o Sisu.

SISU 2017
SISU 2017
Foto: Mundo vestibular

Para responder a essa pergunta, uma série de fatores devem ser levados em conta, tais como a reputação da universidade, sua localização e o curso escolhido, entre outros.

Universidades e Concorrência

Escolher uma universidade pública implica em processos seletivos mais concorridos do que a maioria das universidades particulares.

Além disso, entre as próprias universidades públicas existem aquelas mais tradicionais, que sem dúvida alguma se destacam pela alta concorrência de seus processos seletivos.  Essas instituições geralmente se localizam perto dos grandes centros urbanos e comerciais.

Os Cursos

Outro ponto fundamental para estimar a nota que você precisará tirar no Enem para ingressar em uma universidade federal pelo Sisu é o curso que você pretende fazer.

Uma forma de fazer essa estimativa é analisar as notas de corte de edições passadas do Sisu. A nota de corte é a menor nota possível para entrar em uma vaga do Sisu para um mesmo curso, universidade, turno e modalidade de concorrência. Dificilmente essa nota de corte fica abaixo dos 450 pontos no Enem e, em cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, essa nota ultrapassa os 800 pontos.

As Notas Mínimas

O estudante deve atentar para as notas mínimas para se candidatar a uma vaga em qualquer universidade através do Sisu. É que as universidades podem definir uma nota mínima para cada competência avaliada pelo Enem, instituindo pesos diferentes para prova.

As notas mínimas podem ser consultadas na página de inscrição do Sisu. Como o sistema recupera as notas do Enem automaticamente, o candidato não precisa lembrar do desempenho no Exame para se candidatar a uma vaga. O sistema do Sisu avisa caso o candidato não tenha a nota mínima necessária para participar do processo seletivo do curso em questão.

Qual a nota do Enem que garante uma vaga no Sisu?

A resposta para essa pergunta você já sabe: depende. Há cursos e faculdades mais e menos concorridos, com notas de corte variando entre pouco mais de 450 pontos até mais de 800 pontos no Enem (caso dos cursos de Direito, Engenharias e Medicina).

Na dúvida, o importante é saber que quanto maior seu desempenho no Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no Sisu.

O que fazer se não conseguir entrar no Sisu?

O Sisu faz parte de um conjunto de iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso ao ensino superior, todas elas vinculadas ao desempenho no Enem. Se você atingiu pelo menos 450 pontos no Exame, mas o curso dos seus sonhos tem uma nota de corte muito maior que isso no Sisu, uma alternativa é tentar uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Ao contrário do Sisu, o ProUniseleciona alunos para universidades privadas e é preciso preencher alguns requisitos de escolaridade e renda.

Somente universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem participar do ProUni.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que costumam oferecer vagas pelo ProUni:

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos especiais:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade