PUBLICIDADE

Enem: redação nota mil pode ter erros de português; entenda

18 out 2011 - 10h00
(atualizado em 21/3/2013 às 18h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de o item "demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita" ser a primeira competência exigida no edital, o uso do português "extremamente correto" não é o mais importante na hora de escrever a tão temida redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O mais relevante, afirma o professor de redação do Curso Objetivo Antônio Ricardo Russo, de Florianópolis (SC), é conseguir articular os argumentos com clareza. "O que será avaliada é a capacidade do aluno de organizar e expor as ideias", explica.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

Teste-se: faça o Simulado do Enem

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Fique por dentro das questões do Enem

Como a avaliação dos textos é feita por comparação, são toleradas pequenas inadequações na norma culta. "A nota é sempre por amostragem, ou seja, em comparação com as produções de outros alunos. A correção é feita de acordo com o que se espera de um aluno que esteja terminando o ensino médio", analisa o professor. Se os erros forem insignificantes quando comparados à média das demais composições, a redação ainda pode atingir pontuação máxima.

O exame, comenta Russo, se propõe a selecionar o perfil do candidato que vai entrar na universidade. "Em geral, a prova é pensada para que uma pessoa atenta aos acontecimentos à sua volta se saia bem", comenta. "Então, os erros de gramática não são os mais relevantes, desde que a dissertação tenha clareza e coesão e seja feita uma análise objetiva da realidade, que tenha relação com o assunto", completa o professor, em referência à exigência da elaboração de propostas de intervenção ética na sociedade.

Nos critérios para avaliação da redação, expostos no edital do teste, o nível mais alto de conhecimento é atribuído ao aluno que "demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita". A prova permite, portanto, pequenos enganos.

Outra preocupação comum entre os candidatos é a necessidade de mostrar tudo o que sabe a respeito do tema. Segundo o professor, isso também não é tão cobrado: "o estudante não deve se preocupar em esgotar o assunto, em tratá-lo com profundidade. Na verdade, em pouco mais de sete linhas isso é impossível", afirma.

No entanto, alguns aspectos de apresentação podem ajudá-lo a ter o texto mais bem conceituado no exame, como o capricho com a letra e o mínimo possível de rasuras. "Faça a sua melhor letra, procure não misturar tipos e evite rasuras. Se elas ocorrerem, risque delicadamente sobre a palavra errada. Não empregue 'digo' para retificar", aconselha o professor.

Sobre os critérios de correção, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informou, por meio de sua assessoria, que está permanentemente aprimorando seu processo de avaliação. Todos os textos entregues passam pela avaliação de dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A pontuação final é a média aritmética das duas notas. Se houver discrepância acima de 300 pontos entre as notas atribuídas, que variam de 0 a 1 mil, a redação é corrigida por um terceiro corretor, cuja nota será a definitiva.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste fim de semana, 22 e 23 de outubro, em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada questão por questão pela internet.

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos terão 4h30 para a realização da prova, que terá início às 13h e término às 17h30.

No domingo, último dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Neste dia, o candidato terá 5h30 para concluir o exame, que terá início às 13h e término às 18h30.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade