PUBLICIDADE

Enem: ministro critica candidatos que tiraram fotos; 24 são eliminados

26 out 2013 - 19h34
(atualizado às 20h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Em balanço preliminar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lamentou neste sábado a eliminação de 24 candidatos por publicarem fotos durante o primeiro dia de provas. Em entrevista concedida ontem, Mercadante já havia alertado que o MEC iria monitorar as redes sociais em busca de pessoas que burlassem as regras do edital. No ano passado, somente no primeiro dia de provas foram 37 estudantes eliminados pelo mesmo motivo.

"São quase todos jovens, ampla maioria (de candidatos) pagantes, e um de 39 anos. É difícil compreender porque tomar atitude como essa e anular sua prova porque tiraram fotos. Continuará sendo assim. A qualquer tempo que for identificada essa prática, estudantes terão seu exame anulado”, garantiu o ministro.

Mercadante também criticou a postura de alguns candidatos que saíram dos locais de prova antes do tempo permitido no edital. Segundo as regras do Enem, a saída só é permitida duas horas após o início do exame. O ministro garantiu que o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vão aplicar as regras previstas e eliminar os candidatos que não respeitaram o tempo mínimo obrigatório, ainda que não tenham sido alertados pelos fiscais de sala.

"A responsabilidade é do participante. Ele tem de conhecer o edital e a responsabilidade é dele. O fiscal não tem de avisar. É bom que o faça, mas, de qualquer forma, ele não tem essa obrigação", disse.

O ministro afirmou que uma candidata de 20 anos entrou em trabalho de parto no meio da prova. "Ela sentiu as contrações, teve a bolsa rompida e foi conduzida ao hospital. A informação que temos é que é uma criança do sexo feminino e a família ainda não escolheu o nome”, comentou, acrescentando que ela poderá solicitar um exame de contingência quando deixar o hospital.

"Nossa avaliação do primeiro dia é que o Enem foi um êxito. A gente tem que ter muita humildade e continuar trabalhando com seriedade, pois o Enem ainda não acabou. O trabalho continua à noite, temos sabatistas que farão o exame. Amanhã o processo continua", finalizou o ministro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

Neste sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram 4h30 para resolver as questões. Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade