PUBLICIDADE

Enem: candidata consegue na Justiça acesso à redação corrigida

3 jan 2013 - 15h31
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma estudante do Rio de Janeiro que fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2012 conseguiu na Justiça o direito de ter acesso à correção da redação. De acordo com a advogada Isadora Girão, que representa a candidata, o pedido para que a menina receba a vista da correção foi deferido na quarta-feira, pelo juiz de plantão da 9ª Vara Federal.

Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Foto: Joyce Carvalho / Terra

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

Segundo a decisão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, tem um prazo até amanhã para disponibilizar a correação. Consultado pelo Terra nesta quinta-feira, o órgão disse que vai recorrer da decisão.

Isadora Girão afirmou ainda que a menina terá um prazo de 24 horas, a partir do recebimento do espelho da prova, para decidir se entrará com um pedido de revisão da nota na redação. "Mas já adianto que vamos entrar com ação, porque ela já mostrou o rascunho do texto para vários professores, que confirmaram que a pontuação foi injusta". A candidata, que não teve o nome divulgado, recebeu uma nota de 640 na redação, em uma escala que vai de 0 a 1 mil.

Isadora Girão disse ainda que, em 2011, a estudante fez a prova do Enem para testar os conhecimentos, já que estava no segundo ano do ensino médio, e recebeu uma nota de 800 pontos na redação. "Ela nem estava se preparando e tirou uma nota muito melhor".

A advogada também confirmou que ainda hoje vai entrar com mais três pedidos na Justiça de candidatos que querem ter acesso à prova corrigida. De acordo com o Inep, a visualização do espelho da redação estará disponível para todos os candidatos no dia 6 de fevereiro.

"A divulgação do espelho das provas na internet é parte do termo de ajustamento de conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público Federal. De acordo com o item 15.3 do edital do Enem, as vistas da prova de redação têm finalidade exclusivamente pedagógica. Não serão aceitos outros recursos além dos especificados no edital", disse o órgão em nota.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade