PUBLICIDADE

Em SP, candidatos dizem que prova do Enem estava difícil

5 nov 2016 - 19h22
(atualizado em 5/10/2022 às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que deixavam um dos locais de prova mais movimentados da capital paulista, a Universidade Paulista (Unip) Vergueiro, consideraram o primeiro dia de exames difícil.

Neste sábado, os estudantes responderam a questões de ciências humanas e da natureza e suas tecnologias. Parte dos candidatos ouvidos pela Agência Brasil elegeu química como a disciplina mais difícil.

Candidatos se reúnem na frente de faculdade no centro de Sâo Paulo para a realização do Enem
Candidatos se reúnem na frente de faculdade no centro de Sâo Paulo para a realização do Enem
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

"A prova estava mais complicada do que no ano passado. Química e biologia estavam mais difíceis. Todas as questões eram possíveis de responder, mas estavam complicadas", disse Andressa da Silva Ferreira, 18 anos. A estudante disse que já cursa ciências contábeis em uma faculdade particular, mas faz o Enem com objetivo tentar uma bolsa integral.

Beatriz Nemes, de 17 anos, quer estudar licenciatura em música na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela considerou química e física as disciplinas mais difíceis. "Mas era só ler com atenção, para quem estava preparado, ficou fácil", disse.

Candidatos se atrasam e não conseguem fazer prova do Enem:

Alexandre Melo, de 17 anos, pretende cursar economia na Fundação Getulio Vargas. Para ele, parte da prova tinha grau maior de dificuldade. "Achei a parte de ciências humanas fácil, mas ciências da natureza estava bem difícil. Tinha uma questão sobre o significado do símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), achei nada a ver", afirmou.

São Paulo é estado com maior número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 1,4 milhão de pessoas, equivalente a 16,3% do total no país. A capital paulista tem 364,7 mil inscritos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização da prova.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade