PUBLICIDADE

Como passar no Enem

Confira as dicas preparamos para você arrasar no Enem!

1 nov 2016 - 12h06
(atualizado em 5/10/2022 às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A gente sabe que se existir uma fórmula mágica que garanta uma boa nota no Enem, certamente mais de 8 milhões de alunos a tomarão todos os anos, sem pensar.

Aprovados
Aprovados
Foto: Enem virtual

Infelizmente, essa poção não existe. O única jeito de tirar uma boa nota no Enem é estudar - e bastante!

Mas existem uns segredos na forma de estudar que podem revolucionar seu aprendizado. Não é mágica, mas pode garantir uma boa nota e a entrada naquele curso tão desejado.

Confira a seguir as dicas preparamos para você arrasar no Enem!

1. Defina já uma rotina de estudos

Tão importante quanto se dedicar aos estudos, é criar uma rotina que funcione bem para você.

O primeiro passo é planejar quantas horas por dia você precisa encarar os livros. Responda às perguntas abaixo e comece a desenhar seu plano, mesmo se já estiver próximo dos exames (antes tarde do que nunca!):

-Quantas horas por semana você precisa se dedicar para ficar em dia com toda a matéria que ainda não estudou?

-Quais são as matérias em que você tem mais dificuldade?

-Quantas horas por dia você precisa para "esfriar a cabeça"?

-Quais outras atividades precisa conciliar? Trabalho? Colégio? Cursinho?

Depois que definir a rotina, tente segui-la à risca todos os dias, sem desculpas. Pode parecer chato, mas estudar pra valer é o único jeito de garantir uma boa nota no Enem.

Lembre-se de que a universidade também não será moleza, então esse esquema já funciona como um treino para o futuro próximo.

2. Invista nas matérias em que você tem mais dificuldade

Agora que o Enem está chegando, já não dá mais tempo de deixar para depois aquela matéria complicada que você ainda precisa entender melhor. É hora de encarar, não tem jeito!

Pense que se você continuar adiando, isso pode se refletir negativamente na prova: sem preparo, você pode perder muito tempo tentando solucionar as questões e comprometer sua nota final.

Só não faça isso na véspera do Exame! O pouco tempo e a tensão não vão ser produtivos para você aprender um conteúdo novo.

3. Lute contra a falta de atenção

Para tirar uma boa nota no Enem, a dedicação é a melhor amiga do sucesso. Dedique o máximo de tempo possível aos estudos e separe apenas alguns momentos por dia para acessar seus aplicativos e redes sociais preferidas.

Faça o seguinte: a cada uma hora de estudo, tire 15 minutos de folga. Esqueça o computador e o celular: use esse tempo para práticas de relaxamento e descanso.

4. Aprenda a controlar o tempo

No Enem, qualquer segundo vale ouro. Para se ter uma ideia, você terá que resolver cada uma das 90 questões em apenas 2,5 minutos, em média, para que ainda sobre espaço para preencher o cartão-resposta (que requer bastante atenção).

O segundo dia é ainda mais corrido. O tempo para resolver as questões é o mesmo, com a diferença de que você deverá reservar 60 minutos para elaborar, escrever e passar a limpo sua redação.

Ou seja: vá treinando os simulados com um relógio ou cronômetro do lado, até pegar o ritmo necessário.

Na hora da prova, comece o exame pelas matérias com as quais você tem mais afinidade. Isso vai ajudar a economizar o máximo de tempo possível para encarar as perguntas mais complicadas.

5. Leia tudo o que puder

O Enem é um exame que avalia os conhecimentos gerais do aluno. Portanto, ler notícias e artigos em todas as áreas do conhecimento é também uma forma de estudar. Além de ajudar na interpretação de texto, dá repertório para criar seus argumentos na prova de redação.

6. Acabe com suas dúvidas

A dúvida pode ser sua pior inimiga. Tente não levar nenhuma para o Enem, nenhuma mesmo. Enquanto estuda, anote suas dúvidas e esclareça-as com o professor, na escola ou cursinho.

7. Pratique redação o máximo que puder

Escrever é um hábito. Ao se acostumar a escrever o tipo de redação pedido no Enem você vai conseguir encadear ideias, expressar suas opiniões e comunicar com clareza o que quer dizer.

O ideal é que você escreva pelo menos uma ou duas redações por semana até o dia da prova - começando hoje mesmo! Isso vai ajudá-lo a desenvolver habilidades de texto e argumentação que podem fazer toda a diferença!

8. Conheça sua concorrência

Embora muitos professores critiquem a obsessão dos candidatos pela "nota de corte", é recomendado que você conheça bem a concorrência do seu curso para ter uma ideia do desempenho mínimo que deverá ter no Enem para conseguir entrar na universidade.

Apenas estabeleça essa nota como parâmetro. Na realidade, você deve estudar para tirar nota máxima em todas as áreas do conhecimento avaliadas no Exame.

9. Aproveite o tempo

Só estudar, estudar e estudar pode gerar o efeito contrário. Não adianta sobrecarregar a cabeça de informação!

Pratique esportes, dedique-se a algumas atividades de lazer (o cérebro precisa disso para funcionar melhor), tome um pouco de ar, dê uns passeios, namore e encontre os amigos.

10. Na véspera do Enem, não exagere

Evite virar a noite revisando matérias. Chegar descansado e bem disposto intelectualmente para encarar a maratona do Enem podem ser garantia de um bom desempenho.

Veja também:

Como você está se preparando para o Enem? Está estudando muito? Conte para a gente aqui nos comentários!

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade