PUBLICIDADE

EAD tem qualidade?

Veja como descobrir se um curso EAD tem qualidade!

15 ago 2016 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos principais fatores que devem ser levados em consideração ao escolher um curso, seja ele presencial ou a distância, é se ele tem qualidade. A procura por uma formação a distância vem crescendo no Brasil. Dos cerca de 7 milhões de estudantes universitários, mais de 1,1 milhão estão matriculados em graduações EAD.

Curso de Física EAD
Curso de Física EAD
Foto: ead

São alunos de bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogo que optam pela comodidade e facilidade do ensino a distância para obter o diploma de nível superior. E para ter validade, assim como acontece na modalidade presencial, o diploma precisa ser obtido em um curso reconhecido pelo MEC.

Conheça os indicadores que atestam a qualidade dos cursos EAD e veja como consultar a avaliação do MEC para cursos a distância!

Qualidade do EAD

Toda instituição de ensino superior para começar a oferecer cursos na modalidade EAD precisa do credenciamento do MEC. É necessário cumprir requisitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como acontece com os cursos presenciais, e assegurar alguns itens específicos relacionados ao ensino a distância.

Ao pedir o credenciamento, a instituição precisa apresentar uma série de documentos:

Qualificação da instituição:

regularidade fiscal, habilitação jurídica e plano de desenvolvimento institucional, entre outros.

Funcionários:

garantia de pessoal técnico e administrativo qualificado e professores com a formação exigida pela legislação, preferencialmente qualificados para o trabalho no ensino a distância.

Instalações e infraestrutura:

laboratórios (quando for o caso), instalações físicas do polo de apoio presencial, infraestrutura tecnológica para atendimento remoto a estudantes e professores, bibliotecas adequadas com acervo eletrônico e regime de funcionamento adequado para atender os estudantes a distância.

Projeto pedagógico do curso:

deve cumprir as diretrizes curriculares nacionais, prever o atendimento de alunos portadores de necessidades especiais, apresentar o currículo do curso e o número de vagas, bem como a forma de avaliação e a descrição de atividades presenciais obrigatórias.

EAD precisa ter atividades presenciais

No processo de credenciamento de um curso superior EAD, a instituição precisa descrever, para o MEC, como serão as atividades presenciais obrigatórias e qual a frequência que os estudantes devem realizá-las. Isso porque, mesmo em um curso a distância, a lei brasileira exige que o aluno compareça a um polo presencial para fazer:

Provas e exames finais Atividades práticas e de laboratório (quando previstos no currículo do curso) Estágios obrigatórios (quando for o caso) Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Regularmente, o MEC envia uma comissão de especialistas para averiguar essas informações e visitar as instalações da faculdade. Todo curso superior EAD passa pelas mesmas avaliações dos cursos presenciais por parte do MEC.

Conceitos do MEC para cursos EAD

O MEC avalia todos os cursos superiores, sejam eles a distância ou presenciais, usando três critérios, com notas que vão de 1 a 5. As notas 1 e 2 são insatisfatórias e a nota 3 é considerada "avaliação positiva".

Conceito Preliminar do Curso (CPC):

avalia qualificação dos professores, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e desempenho dos estudantes no Enade.

Conceito do Curso (CC):

avalia recursos didático-pedagógicos, do quadro docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. A avaliação é feita presencialmente por uma equipe de especialistas.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade):

é uma prova que atesta os conhecimentos e habilidades dos estudantes com relação ao currículo programático do curso. O Enade acontece todo ano, em ciclos que avaliam um conjunto de áreas do conhecimento.

Como descobrir se um curso EAD tem qualidade

A qualidade dos cursos superiores EAD perante o MEC é uma informação pública e pode ser consultada gratuitamente por qualquer pessoa. Diversas faculdades, principalmente privadas, divulgam em seus sites o edital de credenciamento junto ao MEC, a data de reconhecimento do curso e, muitas vezes, a nota obtida em cada um dos critérios avaliados.

Você também pode descobrir a qualidade de um curso EAD perante o MEC na internet. Para isso, basta acessar o portal e-mec e fazer uma busca pela instituição e curso que deseja consultar.

Diploma EAD vale tanto quanto o presencial

O diploma de nível superior obtido em curso a distância vale tanto quanto o presencial. Como vimos, os cursos EAD passam pelo mesmo controle de qualidade que o MEC utiliza para credenciar cursos presenciais.

É justamente o reconhecimento do curso que define se o diploma terá validade, e não a modalidade de ensino. A informação sobre o formato (presencial ou a distância) não aparece no diploma de nível superior e, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC, você pode usar seu diploma EAD para qualquer situação em que precise comprovar sua escolaridade, como por exemplo:

Processos seletivos de emprego Concursos públicos Pós-graduação

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidades Privadas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) Universidade Estácio de Sá (UNESA) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Universidade de Franca (UNIFRAN) Centro Universitário Distrito Federal (UDF) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Universidades Públicas:

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Universidade de Brasília (UNB) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Veja também:

Ensino a distância é reconhecido pelo MEC?

Você pretende fazer um curso superior a distância? Ficou com alguma dúvida sobre a qualidade do EAD? Deixe um comentário!

ead
Compartilhar
Publicidade
Publicidade