PUBLICIDADE

EAD é confiável?

Saiba o que levar em conta na hora de avaliar um curso EAD para descobrir se é confiável!

16 ago 2016 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários

Os cursos de graduação a distância ganham cada vez mais adeptos.

cursos-distancia
cursos-distancia
Foto: ead

De acordo com o último censo do Ensino Superior, mais de um milhão de estudantes universitários optam por esta modalidade, devido à flexibilidade, qualidade e, muitas vezes, mensalidades mais acessíveis.

Se você está considerando fazer sua graduação a distância, mas ainda tem dúvidas se é uma escolha confiável, saiba que existe uma série de controles oficiais para assegurar a qualidade nos cursos EAD.

Como um curso é reconhecido pelo MEC

Para saber se um curso é confiável, o primeiro passo é verificar se ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Isso vale tanto para cursos a distância quanto os presenciais.

Se o curso é reconhecido, significa que:

a instituição já passou pelo processo de

credenciamento

no MEC e está autorizada a funcionar; a instituição já obteve

autorização

do MEC para oferecer o curso EAD, que passa a ser

avaliado

periodicamente; a instituição está apta a emitir o

diploma com validade nacional

.

Esses três processos são controles oficiais, que envolvem avalições feitas por equipes nomeadas pelo MEC e que dão a chancela para que o curso possa funcionar. Os controles também procuram evitar a precarização do ensino superior, coibir a oferta indiscriminada e a abertura de cursos sem estrutura adequada para atender os alunos.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC

Se você já escolheu o curso e quer saber se é reconhecido, basta fazer uma pesquisa na base de dados do MEC, o portal e-mec. Lá você pode consultar também as três avaliações de qualidade que o MEC aplica aos cursos de graduação presenciais e EAD:

Conceito de Curso (CC)

: nesta avaliação, uma equipe nomeada pelo MEC visita a universidade para verificar como o curso atende aos requisitos pedagógicos, legais, normativos, do corpo docente e de  infraestrutura.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

:  avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta os resultados do Enade.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

: é uma prova aplicada estudantes dos primeiros e dos últimos anos do curso. O objetivo é verificar o desempenho dos alunos em relação a habilidades e competências previstas no currículo programático do curso.

Nas três avaliações as notas vão de 1 a 5. Notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. Se a informação marcar um traço (-), significa que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC, mas está autorizado a funcionar. É interessante ressaltar que atualmente centenas de cursos EAD detêm notas mais altas que cursos presenciais, principalmente no Enade.

O que levar em conta na hora de avaliar uma graduação EAD

Além de pesquisar a base de dados do MEC, é importante que o estudante faça uma avaliação sobre o curso de graduação no qual deseja ingressar. Leve em conta estes dez aspectos:

Instituição

: pesquise sobre o histórico da universidade, sua idoneidade, reputação e metodologia de ensino.

Grade curricular

: compare o currículo do curso EAD com de outras instituições para saber o tipo de formação proporcionada atende às suas necessidades.

Professores e tutores

: pesquise sobre a experiência dos professores e tutores. Verifique como será a interação e em quanto tempo as suas dúvidas sobre o conteúdo serão respondidas.

Material didático

: verifique quais serão os materiais didáticos oferecidos pelo curso e como eles estarão disponíveis. Procure avaliar se o curso oferece um ambiente virtual de aprendizagem, vídeos, materiais impressos. Avalie também como será a interação entre os alunos.

Polos credenciados

: os cursos de graduação EAD realizam obrigatoriamente atividades presenciais, como seminários, aulas de reforço, exercícios nos laboratórios, avaliações e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Verifique se a universidade oferece um polo próximo à sua casa. Se possível,  faça uma visita e conheça a estrutura disponível. Verifique se o ambiente é adequado em termos de tamanho, conservação, conforto, limpeza, iluminação e segurança. Veja se conta com biblioteca e os laboratórios exigidos pelo curso que você deseja realizar.

Equipe administrativa

: avalie como será o contato para resolver dúvidas sobre matrículas, provas, notas, pagamento de mensalidades, problemas técnicos, entre outras questões. Anote todas as formas de contato, como telefones e e-mails, e os prazos para respostas.

Alunos

: busque a opinião de quem já faz o curso e também de quem já se formou. Caso você não conheça ninguém, peça para a instituição indicar alguns estudantes.

Investimento

: avalie os custos diretos e indiretos que você terá que arcar para realizar o curso. Verifique o que está incluído nas mensalidades e o que deve ser pago à parte.

Teste

: se a instituição oferecer esta possibilidade, participe de aulas demonstrativas e avalie os recursos, a interatividade e o material didático.

Pré-requisitos

: verifique quais são os pré-requisitos exigidos para o curso, como formação anterior, fluência nas tecnologias digitais, equipamentos necessários e conexão à internet para acessar os conteúdos do curso.

Universidades que oferecem graduação EAD

Entre centenas de instituições credenciadas e avaliadas periodicamente pelo Ministério da Educação para oferecer cursos de graduação a distância. Conheça algumas das principais:

Privadas:

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)  Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)  Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) Universidade Estácio de Sá (UNESA)  Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Públicas:

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade Federal de Goiás (UFG) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Veja mais cursos e universidades EAD reconhecidas pelo MEC  em Faculdades a Distância.

E então, você pretende fazer sua graduação na modalidade a distância? Conte pra gente!

ead
Compartilhar
Publicidade
Publicidade