PUBLICIDADE

Cidades

BH: protesto contra PEC do Teto tem confusão e 2 são detidos

24 nov 2016 - 16h55
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Ames-BH / Reprodução

Dois manifestantes foram detidos pela Policia Militar no fim da manhã desta quinta-feira (24) no centro de Belo Horizonte. Esse é o segundo protesto organizado por estudantes secundaristas contra, entre outras pautas, a PEC-55 (antiga 241) que limita os gastos públicos. Na semana passada (dia 18) o mesmo grupo parou seis avenidas da capital mineira, em passeata.  Nos dois eventos houve confusão e secundaristas foram atingidos por balas de borracha e bombas de gás.

A confusão teria sido causada, segundo informou a polícia, quando alguns dos estudantes tentaram mudar o percurso da passeata e um dos policiais ter a sua identificação arrancada pelos manifestantes.

Os estudantes alegam que os policiais iniciaram a confusão. Um dos militares do batalhão de choque teria agredido uma garota durante a liberação da via. Os dois detidos – um homem e uma mulher – estariam portando uma faca e uma canivete, ainda de acordo com a PM.

Na sexta-feira o mesmo grupo que organizou a manifestação de hoje teve alguns de seus integrantes atingidos por balas de borracha. A ação da Polícia sofreu duras críticas do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais. Os manifestantes foram feridos dentro da universidade. Em nota, a instituição repudiou a ação e cobrou explicações do Governo do Estado. Por meio de sua conta numa rede social o governador Fernando Pimentel (PT) informou que os excessos “porventura” registrados seriam apurados. Ele não disse quando teria o resultado da apuração.

À tarde uma comissão foi recebida por deputados na Assembleia Legislativa. A intenção dos estudantes é denunciar a truculência dos policiais nas duas manifestações.

Professores federais em greve

O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco; a Associação de Docentes da Universidade Estadual de Minas Gerais; o sindicato dos Docentes do Cefet de Minas Gerais e a Associação dos docentes da Universidade Federal de Ouro Preto estão com suas atividades paralisadas.

Todas as categorias tem reinvindicações próprias, mas a PEC-55 é comum em todas elas e a principal pauta.

Proposta pelo presidente Michel Temer como uma alternativa para "reequilibrar as contas públicas" a PEC do Teto congela os gastos dos três poderes e limita os recursos enviados de acordo com a inflação do ano anterior durante 20 anos. Já aprovada pela Câmara, a proposta recebeu outra numeração ao chegar no Senado. A previsão é que os senadores votem a PEC às vésperas do natal.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade