PUBLICIDADE

Conheça as profissões ideais para quem é tímido;

Fomos atrás das profissões que mais se adequam às pessoas tímidas e suas diversas formas de trabalhar! Confira;

19 dez 2016 - 22h03
Compartilhar
Exibir comentários

Quem é tímido tem que lidar com pequenos desafios diários que a maioria das pessoas nem imagina. Falar em uma reunião, participar de eventos sociais com patrões ou clientes, lidar com colegas e fornecedores, enfim, atividades que parecem comuns à maioria das pessoas tendem a ser um pouco mais difíceis para quem tem o espírito mais reservado.

A boa notícia é que a timidez nunca foi problema para o exercício de certas profissões - em alguns casos pode até ser uma característica positiva!
A boa notícia é que a timidez nunca foi problema para o exercício de certas profissões - em alguns casos pode até ser uma característica positiva!
Foto: Guia da carreira

A boa notícia é que a timidez nunca foi problema para o exercício de certas profissões - em alguns casos pode até ser uma característica positiva! Muitas pessoas reservadas preferem trabalhar em casa ou em ambientes mais calmos - sozinhas ou acompanhadas por poucos colegas - e tendem a procurar profissões que permitam adotar um estilo de vida mais introvertido.

Atividades que exigem raciocínio lógico, pesquisa intensiva ou inspiração se beneficiam bastante dessa característica. Pensando nisso, fomos atrás das profissões que mais se adequam às pessoas tímidas e suas diversas formas de trabalhar!

Conheça algumas:

1. Programador de Software

Por ser uma atividade que lida com tecnologia de ponta, muitos programadores nem precisam estar presentes fisicamente na empresa para fazer o seu trabalho. Eles projetam, desenvolvem, analisam e implementam sistemas e programas computacionais para as mais diversas aplicações. Alguns trabalham de casa - às vezes em outras cidades ou países - e interagem com seus colegas e contratantes por meio da internet. É um modelo excelente para quem é tímido ou prefere trabalhar em ambientes mais calmos. Além disso, é uma atividade que exige pensamento lógico e muita concentração para ser desenvolvida.

2. Tradutor

O tradutor é responsável por transpor documentos, livros e publicações de uma língua para outra. É uma atividade que exige pesquisa e precisão vocabular, para que o sentido original do texto não se perca. Em outras palavras, ele precisa de paz e tranquilidade para fazer seu trabalho e, por isso, é também uma profissão ideal para os mais reservados. Mas preste atenção: o tradutor que atua como intérprete tem uma função diferente. Ele trabalha principalmente em eventos e se torna o principal canal entre o interlocutor e seu público.

3. Biblioteconomista

O bibliotecário organiza informações usando técnicas de classificação e catalogação. É uma espécie de administrador de dados, processando e disponibilizando materiais para uso do público e da organização para a qual trabalha. Uma das funções mais comuns do biblioteconomista é indexar livros em bibliotecas, criando sistemas de organização ou utilizando algum já existente. É um serviço que exige concentração, calma e afinidade com tecnologia, o que faz com que pessoas tímidas se deem bem nessa profissão.

4. Designer gráfico

Projetar, desenhar e pensar em peças gráficas exige concentração e inspiração. O design é uma profissão que pode ser desenvolvida tanto em equipes tradicionais, alocadas em empresas, quanto por autônomos (situação que, aliás, tem crescido bastante nos últimos anos). Dependendo do perfil do trabalho, a atividade pode tranquilamente ser desenvolvida a distância, a exemplo do programador de software. Ou seja: é um prato cheio para os tímidos de plantão.

5. Museólogo

O museólogo trata da conservação, organização e promoção de acervos históricos, artísticos, científicos e culturais. A atividade envolve pesquisa, leitura e investigação de documentos, peças e coleções. Em muitos casos, é um trabalho que se desenvolve em equipes pequenas e em ambientes tranquilos - um belo atrativo para os que têm o espírito mais sossegado.

6. Artistas Visuais

Muita gente pensa que o artista visual é, necessariamente, alguém que gosta de se expor em público, aparecer em circuitos artísticos e, vez ou outra, aparecer na capa de uma revista. Mas o fato é que muitos desses profissionais trabalham de forma mais reservada, em seu atelier, fazendo suas atividades diárias de investigação, busca de referências artísticas e produção (pintura, escultura, videoarte, etc.). É um trabalho que exige concentração e dedicação - do jeito que os tímidos gostam.

7. Escritor

Materializar experiências, sentimentos e ideias em um texto é a função principal de um escritor. É, essencialmente, um trabalho criativo que exige concentração, sossego e, vez em quando, uma andada solitária pelo mundo. Pessoas tímidas se dão bem como escritores porque é uma oportunidade de demonstrar suas percepções de mundo sem ter que se expor tanto. Não existe formação específica para ser escritor. Muitos buscam o curso de Letras ou Jornalismo por envolverem muita leitura e expressão escrita.

8. Revisor

Revisão é uma dessas atividades que permitem aos seus profissionais ajustarem o trabalho ao seu tempo e sua dinâmica de vida. Ou seja: dá para fazer de casa, do café, de outra cidade ou de outro país - e isso é um ímã para pessoas tímidas. A principal atividade do revisor é analisar textos - trabalhos acadêmicos, livros, publicações em geral - e adequá-los a uma estrutura gramatical correta. É uma atividade desenvolvida em sua maioria por profissionais formados em Letras ou Comunicação Social.

9. Editor de vídeo

Embora o ritmo nos bastidores das emissoras de TV ou dos estúdios de cinema e comerciais seja bastante atropelado, o trabalho de edição de vídeo exige precisão, habilidade e, principalmente, calma. O editor é responsável por adaptar o material bruto de vídeo para o formato desejado, aplicar artes gráficas e definir o que é essencial no material produzido. A sala de edição é quase sempre um mar de tranquilidade comparado ao corre-corre dos bastidores de produção audiovisual.

Onde estudar

Para quem é tímido e está interessado numa dessas carreiras, há uma infinidade de universidades públicas e privadas que oferecem essas graduações. Informe-se da disponibilidade na instituição desejada.

Ah, e não esqueça: para que o seu diploma tenha validade no mercado, é preciso escolher uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Confira algumas:

Veja também:

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade